Economia

Acerte na hora de reparos em casa

Acerte na hora de reparos em casa

Pequenos vazamentos, telhas quebradas, pisos soltos e até falta de água são alguns dos problemas mais comuns em chamadas de pequenos reparos. Tão comuns que muita gente tenta resolver sozinha, o que envolve riscos e gastos.

O encarregado de obras Ismael Daleis Silva, 51, explica que o acesso a novas tecnologias e ferramentos simplificou muito o trabalho, muita gente pode resolver em casa problemas simples, mas com cuidado. Confira as dicas do especialista

1 – Reparos hidráulicos

São os mais comuns. Geralmente envolvem trocas simples de peças de baixo custo. A dica aqui é, confira antes todas as peças envolvidas no reparo, consulte modelos, inovações e tenha informações sobre forma correta para instalar todas as peças após a troca.

“Um caso comum é retirada de vasos. É fácil desmontar, mas você pode reparar um entupimento ou vazamento, mas pode ficar com outro problema, como na conexão junto à parede. Ai arruma um problema e deixa outro pior.”

2 – Troca de telhas

É um caso corriqueiro. O problema aqui é a locomoção no telhado. E preciso saber onde pisar e er informações sobre as condições do telhado.

“O lugar mais seguro para pisar é no encontro de telhas, onde ficam também as ripas de sustentação. Neste ponto é difícil quebrar ou, no máximo, a telha trinca. Se pisar no meio da telha, ela quebra. Além de mais telhas quebradas há o risco de acidentes, cortes ou de prender a perna no telhado.”

Outro ponto importante é o madeiramento. Telhados antigos, com infiltração de chuva ou ondulações podem indicar madeiras antes e riscos de fragilidade.

3 – Nova caixa de água

A falta de água faz alguns moradores optarem pela instalação de caixas adicionais. A parte fácil é saber que envolve retirada de telhas, madeiramento do telhado, novas conexões de hidráulica.

"Mas o mais importante é checar estrutura da casa. A caixa vai criar um peso grande e grandes vãos de laje podem não suportar. Neste caso é sempre importante tomar todas as precauções, inclusive com analise do projeto da casas.”

4 – Reparos em pisos

Pisos trincados, falta de rejunte, queda de rodapés ou acomodações de terreno podem provocar pontos de infiltração de água.

“Quando é um piso trincado ou quebrado ou pequenos pontos sem rejunte é mais fácil. Com pequenas orientações das empresas e lojas qualquer adulto pode aprender a reparar. Mas se for acomodação do terreno pode envolver movimentação de terra, casos de vazamento de água, infiltração da chuva. Aí é bom falar com seu engenheiro ou arquiteto.”

5 – Pinturas externas

Paredes externas sofrem mais desgaste e podem levar a problemas nas paredes internas por umidade ou desgaste do reboco.

“O caso mais comum é das casas sem calhas. A chuva bate no chão, respinga na parede e com o tempo desgasta a pintura, o fundo, até o reboco e leva a umidade para dentro. Aí o gasto com pintura e reparo dobra. É bom corrigir a pintura externa antes que isso aconteça.” 

Nos casos mais graves, não basta pintar, É preciso aplicar impermiabilizante e corrigir eventuais trincos ou falhas. Essas correções deixam marcas. Uma opção é cobrir pintar a parede externa com texturas, que encobrem as marcas e imperfeições.