Marília

Medicina da Unimar abre maratona de vestibulares

Medicina da Unimar abre maratona de vestibulares

A prova para os candidatos ao curso de Medicina da Unimar (Universidade de Marília) abre no dia 19 a maratona de vestibulares que vai trazer até dezembro ondas de estudantes para consumir e tentar vagas em faculdades da cidade. O volume de candidatos e o impacto no comércio diminuíram, segundo avaliações do setor, mas os números ainda impressionam: quase 4.400 vagas para quase 60 cursos em sete instituições de ensino. A Unimar, que vai separar os vestibulares de medicina dos outros 22 cursos oferecidos, é a maior delas. 

“O curso de Medicina é, sem dúvida, o de maior concorrência por conta da estrutura oferecida, corpo docente altamente titulado e também por ostentar nota quatro no Ministério da Educação, em escala de um a cinco. As vagas dos cursos de Engenharia Civil, Direito, Psicologia, Odontologia e Medicina Veterinária também são muito disputadas”, afirmou a pró-reitora de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

A Unimar vem fomentando suas parcerias com as escolas de ensino médio de Marília e região. Os futuros universitários estão participando de um Curso Preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para que possam ter acesso ao ProUni e Financiamento Estudantil (FIES). Somente neste segundo semestre, 76 escolas trouxeram mais de 5 mil alunos em visitas ao Campus da Instituição.

De acordo com Fernanda, Marília é, inegavelmente, uma cidade universitária. Os hotéis, centros de compras, restaurantes e comércio em geral recebem grande injeção de recursos na época de vestibulares e também durante o ano letivo.

A pró-reitora de graduação do Univem (Centro Universitário Eurípedes de Marília), Raquel Sanches, diz que a economia do município é aquecida pela demanda no vestibular, mesmo que a atração de alunos tenha diminuído em função da abertura de muitos cursos em outras cidades. “Há muitos alunos de fora do Estado no Univem. Temos estudantes do Nordeste, com destaque para a Bahia, além de cidades vizinhas do interior paulista. E no período do vestibular, algumas famílias se deslocam com os candidatos e visitam a cidade. E na aprovação, surge uma grande procura por imóveis, onde esses alunos ficarão durante a faculdade”, lembra Raquel Sanches.

A educadora destaca ainda que o curso mais procurado pelos vestibulandos é o de Direito, mas outras áreas, como Engenharia, Administração e Ciências Contábeis também são bastante concorridas.  E os preparativos para o vestibular de final de ano têm início em maio.

Para o representante do Convention Visitors Bureau de Marília, Gilberto Rossi Júnior, há um aumento nas atividades de bares, restaurantes e hotéis por conta dos vestibulares de final de ano, tanto que as empresas se preparam e realizam uma programação especial de escalas de seus funcionários nesse período, por conta do grande número de visitantes. Mas segundo ele, houve queda nessa movimentação de turistas se comparado com anos anteriores.

“Houve a implantação e crescimento no número de faculdades em diversas cidades do Interior. Onde antes não havia ensino superior, hoje existe, por isso há 10 anos esses alunos procuravam Marília, que era um centro educacional de referência. Mas mesmo assim, ainda há um aumento no movimento nessa época do ano, pela qualidade encontrada aqui em nossa cidade”, afirmou Rossi Júnior.

Neste ano, a Unimar (Universidade de Marília) oferece 1,9 mil vagas divididas em 23 cursos. Com provas previstas para os dias 19 de outubro para Medicina e 16 de novembro para os demais cursos, a instituição espera inscrever de cinco a seis mil vestibulandos.