Arte & Lazer

Plus Size ganha espaço em novas coleções

Plus Size ganha espaço em novas coleções

Coleçôes de moda para a primavera-verão chegaram repletas de novidades para um público cada vez mais animado: as mulheres com perfilplus size, cada vez mais valorizado. Com as novas peças, chegam também dicas para combinar modelos, escolher looks e cuidar ainda melhor do visual.

O coordenador do curso de moda da Faip, Francisco Ramirez Martins Júnior, afirmou que as mulheres plus size devem evitar apenas roupas mais largas e podem escolher roupas mais curtas: o bom senso de cada um vai dizer se ficou bom ou não. 

“As estampas mais indicadas são as com desenho de tamanho médio. As estampas com desenhos pequenos não são aconselhadas pela repetição dando sensação que a peça é ainda maior. As estampas muito grandes também atrapalham por chamarem muito a atenção para determinada parte do corpo”, ressalta.

Nos acessórios, brincos muito longos e largos tiram a harmonia simétrica facial, e colares curtos não valorizam o colo. A dica é usar colares grandes com pedras e pérolas. 

A estilista e empresária Ana Novaes, proprietária da loja Ana Novaes, que começou com a mãe dela há 40 anos, foi pioneira no ramo e elimina um tabu: não existe tipo de roupa específico, elas podem usar qualquer estilo.

“Elas procuram uma roupa que faça o coração palpitar, ela se olhar no espelho se sentir bem e feliz”, declara a empresária. Ana Novaes diz que essa moda tem roupas para todas as ocasiões, dia-a-dia, festa, casamento e agora no verão as tendências serão renda, grippir, floral e claro, o clássico preto e branco.

Aletéia Vernaschi, 39, vendedora e consumidora plus size bem resolvida, explica a mudança de perfil. “Antes me vestia de forma errada, usava uniforme de gordinho, camiseta imensa e calça legging de cano curto. Não usava saia e vestido de jeito nenhum, agora eu aprendi a me vestir, descobri que posso usar de tudo, é só saber como combinar as peças e em que ocasião usar.” 

Ela explica que não faltam peças e combinações, mas pode faltar é “desconfiômetro”. Além de vender e orientar consumidoras, Aletéia escolhe as peças para sentir-se bem e diz que o marido adora que ela se vista mais perua ou sexy.

Os cintos também são complicados e devem ser escolhidos com cuidado para não marcar muito o corpo. Já o salto alto deixa qualquer mulher mais bonita e uma dica é procurar saltos mais largos apenas por melhoria de equilíbrio e sustentação.