Economia

Declaração on line reduz casos na Malha Fina

Declaração on line reduz casos na Malha Fina

A entrega das declarações de imposto de renda pelo computador não facilitou só o procedimento para contribuintes: também está ajudando a Receita a limpar muitos casos com dúvidas que caíriam na chamada Malha Fina. Pela internet é possível, após entrega do documento, fazer declarações para corrigir ou complementar dados. Assim, informações que poderiam gerar dúvida acabam organizadas.

O resultado é menos trabalho na Receita e maior tranquilidade aos contribuintes. Os casos da malha fina podem exigir apresentação de novos documentos, explicações e outros dados que muitas vezes acabavam até em necessidade de uma visita ao escritório da Receita.

A redução nestes casos permite que a Receita atue com mais foco nos reais casos de sonegação e nos grandes problemas de arrecadação. o contribuinte geralmente cai na “malha fina” devido a alguma inconsistência na declaração enviada para a Receita. Cruzamos as informações e acabamos encontrando situações financeiras conflitantes, em geral com atividades imobiliárias”, disse o delegado da Receita em Marília, Ivan Malheiros.

Neste ano, foram recebidas 158.571 declarações. Estas geraram pelo menos 9.282 declarações retificadoras, para justes de informações, ou seja, 5,85% das declarações foram ajustadas.Os principais motivos para retenção são a omissão de rendimentos; despesas médicas elevadas; pensão alimentícia paga ou recebida e não declarada e previdência social indevida.

RESTITUIÇÃO

O contribuinte que espera a restituição do Imposto de Renda 2014, referente ao ano passado poderá consultar o quinto lote a partir do dia 15 no site www.receita.fazenda.gov.br ou também pelo Receitafone, pelo número 146, digitando após o atendimento a opção 3. O pagamento é feito na conta informada no momento da declaração.

Na região de Marília, que compreende 56 municípios, foram incluídas neste lote 11.757 declarações, no valor total de R$ 8.668.272,59. A correção será de 5,42%, relativa à taxa Selic acumulada entre maio e outubro deste ano.

De acordo com a Receita Federal, também será liberada consulta aos lotes residuais de restituições do IRPF dos exercícios 2009 a 2013. Serão beneficiados 85 contribuintes de Marília, que receberão um valor total de R$ 202.857,25.