Saúde

Sites e redes sociais "convocam" Dia Sem Sutiã

Sites e redes sociais "convocam" Dia Sem Sutiã

Hoje, 13 de outubro, é o Dia Sem Sutiã, uma data anual criada em movimentos internacionais que encoraja as mulheres a deixar as mamas “livres” em apoio do mês nacional da consciência contra o câncer de mama, o Outubro Rosa. Sites e redes sociais começaram o dia repletos de desafios, divulgação e “convocações” para adesão de mulheres.

Apesar de a ocasião poder ser libertadora (e muito mais confortável), para algumas mulheres, o evento não acontece sem controvérsia. Segundo a repercussão nas redes sociais, alguns acham que o evento bastante ofensivo. Mas Dia Sem sutiã ajuda a aumentar a consciência sobre uma causa muito importante – o câncer de mama. 

O câncer de mama é a segunda principal causa de morte por câncer em mulheres. Apesar dos muitos avanços no tratamento do câncer e um grande progresso ao longo dos anos, milhares de mulheres morrerão em função da doença, que pode ser controlada se descoberta no início. 

Enquanto participam – ou não – das ações públicas, as mulheres podem influenciar decisõies: o O texto preliminar das Diretrizes Brasileiras para a Detecção Precoce do Câncer de Mama está em consulta pública até 7 de novembro. 

As contribuições, devidamente fundamentadas, relativas ao documento deverão ser enviadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario. É necessário listar as referências das evidências científicas que embasam o texto.