O mês de setembro registrou elevação na ordem de 4,25% no número de pessoas que deixaram cadastro negativado de crédito do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Associação Comercial e Industrial de Marília. Na média anual, porém, o ano passado foi melhor.
“Esse mês de setembro foram 1.448 pessoas que retomaram o crédito nas lojas do comércio em todo o Brasil”, disse o presidente da Acim, Libânio Victor Nunes de Oliveira. Em 2013 1.389 CPFs retirados do banco de dados.
Durante os nove meses do ano, segundo o SCPC da Acim, foram retirados do banco de dados do órgão 12.813 CPFs, diante dos 13.979 CPFs excluídos no mesmo período de 2013.
“Na média estamos com uma defasagem de 8,34% no negativo. Ainda assim, Setembro foi o terceiro mês do ano em que o índice foi positivo”, indicou o superintendente da acim, José Augusto Gomes. O pior mês do ano foi fevereiro, com queda de 40%. Foram 1842 cadastros liberados em 2013 contra 1093 deste ano.
Segundo o coordenador do SCPC da Acim, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, no geral os índices de cadastro são negativos. “Somente este ano foram incluídos 17.501 CPFs ao banco de dados do SCPC da Acim, diante dos 12.813 CPFs excluídos.”
Os índices de inclusão e exclusão de CPFs no banco de dados do SCPC da Acim, segundo Bitencourt, não refletem o volume de vendas.
Os dados cadastrais são nacionalizados, ou seja, válida em todo o território nacional. “Uma vez devendo em uma loja de Marília o consumidor passa a ter restrição em todo o Brasil. Vender e não receber cria dois problemas: perde o produto e deixa de ter o dinheiro correspondente a ele”, falou.