Produzir moda ganha vez mais status acadêmico em Marília. A instalação de uma faculdade do setor pela Faip trouxe para a cidade um novo jeito de entender e produzir moda: conhecimento técnico.
O resultado é um novo modelo de formação que pode exportar técnicos ou atrair investidores. Com esse perfil a faculdade já produziu cinco semanas de moda na cidade, a última na semana passada.
Em vez da enxurrada de desfiles, palestras, profissionais de sucesso, convidados e estudantes trocando experiências, testando produtos, entendendo técnicas e tendências. Os desfiles acontecem também, como no Concurso Santo de Casa, em que os alunos desenvolveram suas criações, colocaram na passarela e foram julgados.
Nilo Pavarini
Francisco Ramirez Martins Jr; coordenador do curso
Mas o coordenador do curso de moda da Faip, Francisco Ramirez Martins Júnior, explica que mesmo os desfiles saíram do lugar comum. Os alunos criam peças enquanto aprendem diferentes perspectivas e ramos, incentiva a interação e interesse dos alunos, auxiliando suas escolhas acerca do mercado de trabalho.
A cada ano são abordados temas e assuntos diferentes durante a semana, procurando atender as solicitações dos alunos e caminhando sempre com a evolução e as novidades da profissão.
Gabriela, Lucas e Larissa, do 2º ano Gabriele e Carolina descobrem a passarela
Carolina e Guilherme, 4º ano
O Giro acompanhou a Semana de Moda na Faip e o desfile de apresentação da criação dos alunos. O resultado do trabalho é a descoberta de materiais, combinações aliada ao incentivo à criatividade e ao conhecimento técnico sobre os métodos, tecidos, formas de produzir e descoberta de efeitos.
“O que se vê são peças, tendências e estilos que já poderiam estar ou logo vão estar nas lojas, nas ruas e em uso”, destaca a publicitária Alessandra Custódio, do Giro Marília, que participou do evento como jurada.