O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) apresenta nesta tarde situação de alerta ou crítica em 50% dos reservatórios de água da cidade. O maior problema está no reservatório do Distrito Industrial, que às 15h30 apresentava apenas 10% de sua capacidade. O reservatório é responsável por alguns bairros da zona norte que vivem permanente situação de rodízio no fornecimento, com entrega e suspensão de abastecimento em alguns horários e no final de semana.
Os reservatórios das regiões do Fragata (41%), Cascata (42%) e República (47%) apresentam estado de alerta, com menos de 50% de sua capacidade. Os relatórios técnicos do Daem não indicam volume de água em litros, nem volume de captação para reabestecimento destes pontos de reserva.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marília, o consumo de água cresceu pelo menos 30% nos últimos dias em função da onda de calor. A situação é mais crítica para os bairros Primavera, PArque das Nações e Altos do Palmital. A empresa Uniper, responsável pelo poço profundo de padre nóbrega, venceu licitação e vai perfurar poços também para estes três bairros.
Os dados mostram ainda que a onda de calor e o consumo vem baixando níveis de reserva dos principais pontos de abastecimento da cidade. O nível de água na Represa do Norte, próximo da Cascata, baixou 10 centímetros em dois dias e foi de 2,70 a 2,60m. O nível na Cascata baixou mais: 20 centímetros. Foi de 1,80m a 1,60 metro entre segunda-feira e hoje.
O reservatório com maior volume de água às 15h30 era o da sede do Daem, com 60% da capacidade de reservação. O Giro Marília procurou a direçãoi do Daem para comentar os números, mas o diretor João Carlos Polegato não pôde ser encontrado. A prefeitura disse em nota que já está em funcionamento poço da Macul, no Santa Antonieta, capaz de recolher 15 mil litros por hora. Um reservatório de 200 mil litros deve ser instalado no Santa Antonieta.
O poço de Nóbrega vai atender os 4.000 moradores, o que permite canalizar para a zona norte da cidade ´pagua que era enviada ao distrito. A nota indica ainda previsão de poços no Castelo Branco, na zona Sul da cidade e no distrito de Lácio,além de novos reservatórios. Afirma também que em caso de necessidade coletiva pode haver fornecimento de emergência em bairros por caminhão pipa.