Nova pesquisa do Instituto Datafolha, ligado ao grupo Folha de S.Paulo, mostra empate técnico com ligeira vantagem de Aécio Neves (PSDB) na disputa pelo segundo turno das eleições para presidente. O tucano tem 45% das intenções de voto contra 43% da presidente Dilma Roussef (PT).
Os números praticamente repetem dados da pesquisa anterior, realizada entre os dias 8 e 9 de outubro. Naquele, Aécio tinha 46% e Dilma 44%. A nova pesquisa, realizada ontem e hoje (14 e 15) mostra ainda estabilidade nos números de eleitores indecisos – 6% – e dos votos brancos e nulos, em 6%.
Considerados apenas os votos válidos, a pesquisa indica vitória de Aécio, mas ainda na margem de erro, com 51% dos votos contra 49% dos votos de Dilma. “A proporção de votos ficou exatamente igual, o que mostra uma estabilidade bastante visível e mesmo com início do horário eleitoral, mesmo com as denúncias a respeito da Petrobras e com apoio explícito de Marina Silva. Nada interferiu na proporção dos votos”, disse o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, em análise dos resultados.
O cientista político Carlos Pereira, convidado pela Folha para comentar a pesquisa, disse que os dados mostram um país dividido e eleitores divididos entre dois projetos definidos.
A pesquisa, por seu formato e momento de realização, já envolve eventuais mudanças de opinião provocadas pelo debate dos presidenciáveis na rede Bandeirantes, na noite de ontem. Para os analistas, os números mostram que o debate não foi eficiente em romper a divisão e estabilidade.