Conhecer a nova Saveiro é um convite irrecusável. A cabine dupla deixou o carro com ar mais família, mas o design arrojado, os itens de série e acabamento não te deixam esquecer: a Saveiro Cross é um carro valente e tudo o que ela pode fazer estão ali.
O primeiro contato é conforto. Banco de couro, volante revestido em couro com ajuste de altura e profundida, sistema de som e piloto automático na mão. O ajuste de banco é suave. A porta fecha e a cabine deixa a sensação de espaço, segurança e acesso à tecnologia.
O câmbio manual mantém a pegada Volks. O motor 1.6 total flex responde rápido, tanto para ganhar velocidade como na desaceleração na redução de marcha. Entramos na estrada e no asfalto você nem imagina que está em um carro cross. Cuidado com a velocidade.
O sistema de inteligência bombardeia com informações, o silêncio no carro mal permite identificar a velocidade em ascensão e a Saveiro é puro conforto. Paramos para algumas fotos e o carro chama atenção e curiosidade de quem passa e quer logo saber de preços, motor e opções. (AH, a linha Saveiro cabine dupla começa com preços em R$ 59.990,00 que sobe um pouco com todos os opcionais).
Vamos aos primeiros testes de esforço: saída em velocidade no acostamento e freada brusca. O carro responde rápido, uma manobra em velocidade vai te dar um carro ágil, leve, mas na mão e o sistema ABS cumpre seu papel com tranquilidade.
Seguimos para a terra. E a Saveiro surpreende. Apesar de a linha Cross não ter a opção de tração 4×4, o controle de estabilidade ajuda e o assistente em subida trabalha forte em barrancos.
O carro atravessa trilhas, mato, toda a oscilação da terra sem impacto ou sustos. A tração fez falta na hora de passar por uma vala, mas saímos em ré, com força e precisão. O resto é estrada, conforto e fim do teste.