Marília

Mutirão no sábado limpa lago do Aquárius

Mutirão no sábado limpa lago do Aquárius

Neste sábado, dia 18, acontece o segundo mutirão de limpeza do lago do Aquarius. A iniciativa é de um grupo de moradores de vários bairros da Marília. O espaço é tradicional na cidade e já teve a presença de um jacaré em tempos passados, hoje o local é habitado por alguns peixes, incluindo piranhas, mas está assoreado e repetidamente recebe entulho e lixo. O mutirão será realizado entre 10h e 17h.

“A ideia surgiu quase como uma brincadeira de amigos. Um dia minha avó disse que sentia saudades de passear pelo lago, e queria ver os patos nadando lá. Hoje em dia, isso pouco acontece pois colocaram piranhas na água. Eu lembro que quando era criança, eu nadava nesse lago. Queremos resgatar esse tempo. Não posso deixar isso assim”, afirma a psicóloga Lara Doume Zimmer, 44.

O primeiro mutirão foi feito dia 27 de setembro e os voluntários recolheram 50 sacos de lixo. E foram retirados das águas material poluente e lixo, como lâmpadas fluorescentes e um punhal. “E esta limpeza foi feita em apenas uma parte do lago, não em sua área total”, lembrou Lara.

Com 12 participantes em setembro, a limpeza foi feita com poucos recursos, como rastelos, mas sobrando motivação para essas pessoas, que vieram de vários pontos da cidade com Nova Marília e Riviera, além de dois moradores do próprio bairro.

Lara afirma que iniciou conversas com a Prefeitura e Promotoria do Meio Ambiente sobre a retirada das piranhas do lago. “Mas esbarramos em entraves burocráticos. Decidimos levar essa ideia adiante, por outros meios, mas respeitando a legislação e forma correta de retirada das piranhas. Os patos estão com mordidas nos pés. Eles estão mutilados e evitam entrar na água”, disse.

A campanha tem uma página no Facebook (www.facebook.com/lagodoaquarius), com fotos da primeira limpeza e cresce a cada dia. Para esta segunda etapa, Ela espera reunir mais voluntários e equipamentos, como um caminhão para o transporte do material retirado, que já está confirmado. Na primeira limpeza, todo o entulho foi encaminhado para o aterro sanitário no Distrito de Avencas.