Saúde

Projeto social divulga e estimula cuidados com a pele de idosos

Projeto social divulga e estimula cuidados com a pele de idosos

Cuidado com a pele não tem idade e a vaidade não precisa acabar nunca. É o que mostrou um projeto de atendimento que foi ao Centro Dia Anadir Hila, mantido pela Prefeitura como pólo de reunião e atendimento a idosos. Procedimentos como hidratação, massagens e cuidados gerais com a pela só mostraram a vantagem e a importância de cuidar, sempre.

Os cuidados estéticos mais indicados para os idosos são limpeza de pele, hidratação e massagem facial e massagem corporal. A maior parte deles pode ser feita em casa, com procedimentos simples.

O primeiro passo é a limpeza da pele, que busca renovação celular. Nos tratamentos estéticos, a limpeza envolve a esfoliação (retirada de células mortas); tonificação; produto emoliente para retirada de cravos. Por fim, uma máscara calmante por 20 minutos.

Fotos: Nilo Pavarini

Hidratação usa movimentos leves

Para a hidratação, são feitos movimentos leves e ciurculares em todas as parters do rosto.

Veja dicas para fazer em casa:

– Use soro fisiológico para tonificar
– Usar sempre sabonete líquido para o rosto, nunca de barra
– Evite fazer retirada de cravos sem produtos e técnicas adequadas
– Com um creme hidratante, faça movimentos delicados, masseando o rosto. Quando a aplicação é feita por um familiar ou pessoa próxima, o trabalho se transforma em um gesto de carinho


Retirada de cravos exige cuidado

Minoru Saito, 83 anos, conta que nunca tinha feito uma limpeza de pele, essa foi a primeira vez e adorou. “Antes eu tinha minha esposa que cuidava de mim então nunca fui fazer um tratamento desses, agora eu me cuido sozinho, mas só uso sabonete líquido como indica a esteticista e uso protetor solar, até porque eu tomo sol todo sábado e domingo. Eu estou adorando, é ótimo”.

Segundo a esteticista Júlia Aparecida Azevedo, alguns cuidados com o corpo da terceira idade, como a massagem corporal, pode melhorar o sono, respiração, aumenta a circulação sanguínea, alivia as dores, aumenta a auto-estima e sensação de bem-estar, além de diminuir o estresse.


Ana Carolina, do Centro Dia

Ana Carolina Santana Portela, coordenadora do projeto, diz que esses atendimentos não fazem parte das atividades diárias, mas está contribuindo para o aumento da autoestima dos idosos.

Não trabalha só a estética da terceira idade, trabalha também o bem-estar físico e emocional dos idosos, mostra ainda que não tem idade para se cuidar, antes daqui muitos só conheciam esses cuidados pela TV”.


Hélio Benetti, secretário

O secretário da Assistência Social, Hélio Benetti, disse que em muitos casos o projeto representa atendimento que muitos não tiveram. E mesmo para quem teve, é resgate de valorização. “Buscamos melhorar a qualidade de vida desses idosos, dar atenção e carinho e isso acontece nesses atendimentos que estamos oferecendo.”