Saúde

Saúde faz orientação sobre gagueira em dez unidades

Saúde faz orientação sobre gagueira em dez unidades

Dez unidades municipais de saúde vão oferecer na manhã desta quarta-feira (22) atendimento especial de orientação e encaminhamento de pacientes com problemas de gagueira. A ação faz parte do programa do Dia Internacional de Atenção à gagueira e une a Secretaria Municipal de Saúde, a Unesp e o Conselho Regional de Fonoaudiologia.

A abertura da campanha vai acontecer às 10h30, na UPES (Unidade de Prevenção e Educação em Saúde) na antiga estação ferroviária. Segundo a encarregada do setor de Fonoaudiologia da Secretaria da Saúde, Ana Cristina de Almeida Sornas, profissionais estarão nas dez unidades escolhidas para divulgar informações sobre o tema.

“Durante todo o dia, vamos distribuir um panfleto com orientações sobre a gagueira. Queremos atingir um elevado número de pessoas no Terminal Urbano, no Restaurante Bom Prato, no Ganha Tempo e Farmácia Popular, áreas de grande circulação”, disse. Na quinta-feira, a orientação vai acontecer na feira noturna, na Avenida das Indústrias.

Gagueira é um problema de fala que geralmente começa na infância e pode se estender por toda a vida. Além das eventuais dificuldades de comunicação, pode provocar dificuldades de relações sociais e emocionais. As manifestações são involuntárias e podem ocorrer junto com tensão muscular.

Os principais sintomas da gagueira são a repetição de sons e sílabas; prolongamentos na pronúncia esticando som de sílabas e bloqueio de sons provocando corte em palavras ou a impossibilidade de falar. As manifestações podem ser acompanhadas d emovimentops do corpo.

A campanha orienta público sem manifestações do problema a mostrar calma e escutar pessoas gagas sem interrupção. Fale um pouco mais devagar e mais suave, sem colocar força na boca ou garganta com uma criança que gagueja, para ajudá-la a falar com menos gagueira. 

As unidades envolvidas no atendimento nesta quarta-feira serão Planalto, Nova Marília, Costa e Silva, Cascata, Alto Cafezal, São Miguel, JK, Castelo Branco, Chico Mendes e Santa Antonieta.