Saúde

Umideça o ambiente para evitar problemas respiratórios

Umideça o ambiente para evitar problemas respiratórios

Baixa umidade do ar, tempo quente e seco ampliam problemas para quem tem problemas alérgicos como rinite ou amas mas também são riscos para quem não tem alergia. O tempo seco provoca irritação das vias respiratórias, como nariz, garganta e traqueia, que pode atingir qualquer pessoa.

A pneumologista Gisele César de Rossi Agostinho explica que as diferentes formas de hidratação e para amplia nível de umidade no ar ajudam. Enquanto a chuva não vem, cuide do ambiente e ajude sua respiração.

“O uso do umidificador ajuda, pois é um aparelho que produz um vapor de água no ambiente, mas há outras alternativas como colocar toalhas molhadas, recipientes de diâmetro largo – como bacias e baldes – com água nos ambientes”, explica a média.

Ela lembra que com a baixa umidade do ar, existe a possibilidade dos sangramentos nasais, que são comuns nesses período.

“Mesmo quem não tem alergia, pode aparecer esses sangramentos no nariz devido à irritação da mucosa nasal. Para evitar isso é necessário beber bastante líquido ao longo do dia e também pode ser usado o soro fisiológico para pingar no nariz”, alerta a médica.

Outra dica é manter próximo ao local de trabalho uma garrafa de água pequena e consumir várias doses durante o dia. Para quem trabalha sob ar condicionado, essas recomendações devem ser seguidas sempre, recomenda a médica. 

Ela lembra também que é preciso ter atenção com os idosos, que sentem pouca sede e é necessário fazer a reposição de líquidos também nesses casos. “Use uma garrafa de dois litros exclusivamente para esse idoso e para quem é cuidador é importante isso. Saber que aquela garrafa é do vô ou da vó e será consumida ao longo do dia”, disse Gisele.