A indústria RCG, de Garça, anunciou ontem plano de investimento para construir em sete anos um fábrica de 6.800m² em terreno de 12 mil m² que será doado pela Prefeitura de Marília. A nova unidade deve gerar 350 empregos e iniciar em Marília novo segmento de atuação para produção de lâmpadas LED.
O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Roberto Gonzales, e pelo prefeito Vinícius Camarinha durante apresentação da nova sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo. O prefeito assinou o projeto de lei para doação da área, que fica no Distrito Industrial I, na zona norte da cidade.
O projeto de instalação da fábrica será desenvolvido em quatro estágios. Enquanto aguarda o trâmite burocrático para transferência da área e construção, a empresa alugou um galpão na cidade onde deve iniciar atividades. Fundada em Garça em 1996, a RCG vai manter a matriz na cidade vizinha, mas pode trazer para Marília outras unidades por motivos de espaço.
Leia também
– Empresa cresce com qualidade
“Devo abrir a empresa nesta semana ou na próxima e pretendo iniciar a geração de empregos ainda neste ano”, disse o empresário. Durante a apresentação, ele mostrou alguns painéis de com projetos dos prédios. Gonzales diz que a fábrica vai produzir algumas peças e usar material importado e será uma das primeiras indústrias de lâmpada led no país. “O led é a luz do futuro”, disse o empresário.
O prefeito afirmou que além de gerar empregos e impostos, a atração da RCG reforça o desenvolvimento da cidade como um pólo tecnológico. “Temos tradição em empresas de alimentos e metalurgia. E já temos um polo muito forte em Tecnologia da Informação, com algumas das maiores empresas de serviços na área. A instalação da RCG abre o desenvolvimento de uma nova linha de produção, que vem para Marília não só pela área, mas pela mão-de-obra qualificada.”
A indústria de Garça já participava de alguns projetos com o Centro Tecnológico do Univem (Centro Universitário Eurípides). A instalação aproxima a indústria da academia e formação de mão-de-obra na área de desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta.
O prefeito Vinícius Camarinha disse que a administração está investindo em infraestrutura para dar suporte à atração de mais empresas. Afirmou que a cidade iniciou programa de perfuração de poços para garantir abastecimento de água e deve entregar em 2015 dois terços da rede de tratamento de esgoto.
“É logística que agrega valor à cidade, que é um atrativo a mais. Além disso, regularizamos os distritos industriais. O distrito estava uma baderna, doara área até para chácara de lazer”, afirmou. Camarinha disse ainda que em breve a cidade deve apresentar um projeto para Lei de Incentivos Fiscais.
O secretário do Desenvolvimento e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que a com a nova sede a secretaria ganha estrutura para atender empresários e investidores. Antes da inauguração, o órgão atendia em salas do centro administrativo na avenida Santo Antonio. Agora ocupa uma casa na Presidente Roosevelt, próximo à rodovia do Contorno.
Cássio Pinto disse que a cidade abre por mês cerca de 200 novas empresas – em torno de 130 empresas individuais, que são prestadores de serviços regulamentando sua atividade – e outras 60 a 70 empresas de comércio e serviços.
“Além da nova sede, a prefeitura deu novo espaço para o Banco do Povo, que agora atende no Ganha Tempo. Passamos de cem atendimentos ao mês para 300 atendimentos”, afirmou.
O encontro reuniu empresários, representantes de entidades e órgãos públicos na nova sede. O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fávio Peres, elogiou o dinamismo da gestão e o trabalho para atração de investidores. “A cidade acredita e estimula a classe produtora em um período em que o país perde produtores para a Ásia, até para os Estados Unidos”, destacou.
O comerciante e diretor da Acim (associação Comercial e Industriual de Marília), Adriano Luiz Martins, representou a entidade e elogiou a disposição da secretaria em buscar parcerias e integração com empresas da cidade, além da atração de investimentos.
O presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, destacou a presença de pelo menos seis vereadores na solkenidade e a participação do Legislativo no suporte aos projetos de desenvolvimento e destacou importância de receber bem novos investidores.