O Yara Clube de Marília fez na tarde deste sábado (8) o Festival de Natação, um encontro anual que valoriza o trabalho da escola de natação do clube e estimula novos talentos do esporte. Crianças em diferentes faixas de idade receberam medalhas e apresentaram aos pais sua evolução na piscina.
O destaque é a “formatura” dos alunos que aprenderam a nadar neste ano. Mas o festival também apresentou alunos em fases mais desenvolvidas, já em condições de participar de competições.
O festival reúne dezenas de nadadores e seus familiares. O objetivo é mostrar aos pais a evolução dos filhos no esporte. Leandro Repetti, 39, foi nadador e competidor pelo clube. Hoje estava com a esposa, Cláudia, ao lado das piscinas para levar os filhos, Bianca, 8, e Igor, 6.
“A natação é importante em muitos sentidos. Tem um efeito social grande, incorpora gosto pelo esporte. A natação desenvolve, disciplina, ajuda a criar responsabilidade”, afirmou. Leandro acha cedo para prever um futuro competidor na família, mas admite que gostaria.
“A gente não força, mas o fato de eu ter sido competidor contribui. O fundamental é que eles desenvolvem prazer com atividade física. Além da piscina a Bianca faz ballet, o Igor faz futebol, os dois desenvolvem noções de competitividade, dedicação.”
Leandro lembrou ainda que a natação é suporte para todos os outros esportes. “Natação prepara para tudo, ajuda em qualquer modalidade. E cuida do corpo e da cabeça. A gente costuma dizer que enquanto treina pensa em tudo o que está fazendo, pode se dedicar, aprimorar.”
Ricardo Petruzza, outro ex-nadador, também foi com a esposa, Adriana, levar os filhos, Fabrício, 6, e Felipe, 12. “Fiz seis anos. Gostaria que eles seguissem, é um ótimo esporte. Mas me agrada já saber que com a natação eles criam paixão por esporte, qualidade de vida. Já estão testando outras modalidades. O clube oferece, vamos usufruir. Enquanto praticam esporte não ficam trancados em casa vendo TV ou jogando videogame”, explicou.
“O Yara cuida e tem projetos para todas as idades. Mas o principal é cuidar destas crianças, são elas que vão tocar o clube, elas são o Yara do futuro”, disse o diretor de esportes, Neury Cordeiro.