Marília

PMs de folga vão monitorar 12 pontos da cidade

PMs de folga vão monitorar 12 pontos da cidade

Lembra aquela história de que faltam policiais nas ruas e existe até processo para obrigar a PM a contratar mais? Pois é, alguns mais vão estar fora das viaturas, mas há boas perspectivas. A PM deve ficar responsável pelo uso, acompanhamento e encaminhamento de ações a partir de 12 câmeras de monitoramento que a cidade instala em “pontos estratégicos”. Ou seja, os PMS saem de viatuiras e das ruas para ficar na frente dos monitores, mas controlam 12 diferentes regiões.

E mais. Os PMS envolvidos no trabalho vão levantar um bom dinheiro extra pago na base do “bico oficial”. Isso porque eles vão trabalhar no monitoramento em seus horários de folga, com escala própria de trabalho. E vão receber a chamada “gratificação delegada”, uma verba tão bacana que foi preciso aprovar projeto autorizando a prefeitura a pagar.

Os PMS merecem mesmo receber. Sao profissionais que trabalham bastante em funções arriscadas, com salário baixo demais. O ideal é que eles não precisassem de bico – oficial ou não – mas como a segurança anda longe do ideal, que seja assim. As câmeras vão provocar vigília 24 horas em áreas públicas como a avenida Sampaio Vidal, ao lado do Paço Municipal. Os policiais responsáveis serão indicados pela PM, as imagens serão da prefeitura. 

Quer mais? O sistema adotado na cidade pode até permitir integração com outros sistemas de monitoramento, e empresas por exemplo. Imagina se a cidade já tivesse aí anos atrás, em tempos de tanta barbaridade acontecendo ali perto da prefeitura?

Mas só para não esquecer do problema de falta de PMs, um dos argumentos apresentados na noite desta segunda na Câmara para aprovar lei que autoriza os pagamentios foi: a cidade com tamanho de Marília não consegue ter número adequado de PMs, precisa da fiscalização por câmeras.

GINÁSIO, ENFIM, DE ESPORTES

A Câmara de Marília aprovou também na noite desta segunda-feira o projeto que modifica a regulamentação de uso do Ginásio de Esportes que, veja só, poderá agora contar até com atividades esporivas. Isso porque o Ginásio de Esportes ficou décadas como obra abandonada e foi concluído com verba de educação, ou seja, não de esportes. Agora o projeto volta à sanção e regulamentação do uso. Quase 40 anos depois de a obra ser iniciada o Ginásio va ter, enfim, esportes.

Na Justiça

Tramita deste meados do mês na Vara da Fazenda uma ação de improbidade administrativa com investigação de danos ao erário que tem como requerente, veja só, a Prefeitura de Marília. Figuram como investigados o ex-prefeito e ex-amigo da adminstração Mário Bulgareli, seu ex-chefe de Gabnete, Nelson Grancieri e mais oito envolvidos. O valor da ação gira na casa dos R$ 400 mil.

Trabalhando

A assessoria de imprensa do Ministério Público em São Paulo informa que a promotora acusada de ofender e menosprezar analistas do MP segue trabalhando e o processo disciplinar que investiga sua conduta seguirá em sigilo. Informa ainda que o Ministério Público de Olímpia, onde ela trabalha, tem dois analistas, embora haja a informação de que uma uma servidora teria sido a causa de toda a polêmica. Eventual transferência para atuar em outra cidade com outros promotores depende de os servidores pedirem e o MP aprovar.