Economia

Cuidados com as fraudes e golpes da Black Friday

Cuidados com as fraudes e golpes da Black Friday

A Black Friday, um megaevento de negócios em que lojas oferecem – e realmente promovem – descontos em preços de diversos produtos, acontece amanhã e pode esparramar golpes em consumidores. Isso porque é temporada aberta de sites não confiáveis, propaganda enganosa e mentiras deslavadas sob a fachada de descontos. O Procon de Marília orientar os consumidores a prestarem atenção a alguns quesitos antes de comprar.

No caso de sites a principal orientação é procurar antes da lista de endereços suspeitos. A Fundação Procon, que controla o serviço em todo o Estado, mantém uma lista de sites que não são confiáveis – muitos até fora do ar. Mesmo assim, muitos dos proprietários abrem novos sites e usam novos nomes.

Confira sites que você deve evitar
Veja o ranking das queixas ao Procon 

As dicas essenciais são: evitar ofertas mirabolantes demais; evitar sites desconhecidos, sem informações claras sobre os responsáveis; checar telefones de contato, muitas vezes são sites fantasmas.

Para as compras em lojas físicas o mais importante é conhecer o mercado, conferir se realmente houve desconto em relação ao produto e a produtos iguais de outras lojas. Também é bom ficar de olho na propaganda: a loja deve declarar de forma clara e objetiva quais os produtos estão na promoção e quais os descontos.

“Uma orientação é ficar de olho em anúncios, impressos e publicidade. Todo consumidor que de alguma forma sentir que foi lesado pode nos procurar”, explica Ana Paula, coordenadora do Procon em Marília.

O Procon estadual vai manter uma estrutura especial de plantão para atendimento durante o período da Black Friday, Não haverá qualquer estrutura especial de fiscalização nas lojas, mas o Procon vai atender e encaminhar reclamações em todas as denúncias.

Confira as dicas para não cair em fraudes pela internet:

– O preço promocional não anula seus direitos. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação.

– As informações sobre preço, frete e prazo de entrega devem estar em destaque.

– Se a página estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e registre sua reclamação na empresa. Você tem direito ao cumprimento da oferta, se for comprovado.

– No Estado de São Paulo, o consumidor pode escolher o período (manhã ou tarde) para a entrega do produto, sem pagamento adicional. Verifique as opções disponibilizadas pela empresa.

– Se o prazo de entrega não for cumprido ou se o produto estiver danificado, você pode cancelar a compra ou trocar a mercadoria. Examine sua compra assim que ela for entregue.

– No caso de compras por telefone ou por internet, você tem até sete dias para cancelar, isento de qualquer cobrança, incluindo frete. A empresa deve informar a administradora do cartão para o devido estorno do valor pago.

– O fornecedor deve encaminhar a confirmação do pedido.

– Acompanhe todas as etapas e prazos de entrega do seu pedido. Qualquer irregularidade deve ser informada pela empresa.

– Você pode reclamar pelos próprios sites nos quais efetuou compras. As empresas devem responder e resolver as reclamações em até cinco dias.

– Salve ou imprima tudo que comprove a compra: oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários.