Economia

Regularização de distrito encerra medo e libera financiamentos

Regularização de distrito encerra medo e libera financiamentos

Proprietários de 50 empresas e 69 residências do Distrito Industrial de Lácio, a 5km de Marília, assinaram ontem os termos de regularização de ocupação dos lotes – que permite registro de escrituras – e comemoraram o fim de 24 anos de incerteza e medo de perder suas indústrias e casas.

Lançado em 1990, o Distrito foi implantado sem regularização de área verde, sem documentação e licença da Cetesb. A lei foi atropelada pelo discurso de geração de empregos em um momento de crise. Os proprietários aproveitaram, mas viveram momentos de preocupação desde então.

Morador há dez anos no distrito, o aposentado Moisés Machado disse que a família tinha medo de perder a casa construída num lote até então irregular.

“Moro em Lácio há 10 anos e nunca consegui terminar a casa pela dificuldade de conseguir um empréstimo no banco, agora estou otimista e buscarei recursos para melhorar meu imóvel”, revelou Machado.

O empresário Celso Eduardo Moreira agradeceu o empenho do prefeito Vinicius Camarinha para a regularização dos lotes. “Houve vontade política e quando há as coisas andam, acontecem favoravelmente. Todos nós estávamos esperando esse momento para continuarmos investindo e acreditando no potencial da cidade”.

“Esse ato é importante afinal resgata uma situação irregular vivida por famílias e empresários. O benefício veio em boa hora e será fundamental para investimentos e melhorias que acontecerão no distrito, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Marília”, destacou o presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi.

O gerente regional da Cetesb, Paulo Wilson Pires de Camargo, e o presidente  da ACIM, Libânio Nunes de Oliveira, também acompanharam o evento. Cleber Alonso destacou ainda que o maior ganho para os proprietários é a possibilidade de acesso a financiamentos, que exigem escritura e até garantia do imóvel.

“É um acontecimento importante para a cidade, estamos quebrando esse tabu e através de uma força tarefa organizamos a documentação e estou assinando a liberação das escrituras. Estamos organizando a cidade, buscando formas de desenvolvimento econômico, geração de empregos”, disse o prefeito Vinicius.