Culinária

Pediatra vira "chef" e faz sucesso com receitas também em culinária

Pediatra vira "chef" e faz sucesso com receitas também em culinária

Fazer a faculdade de medicina no Rio de Janeiro deu ao pediatra Gerge Luiz Thomé mais do que um dos diplomas mais desejados do mercado: permitiu ao futuro pediatra descobrir talento na cozinha, um processo que transformou a culinária em uma paixão. O resultado é que hoje suas receitas de gastronomia – muitas vezes apresentadas em refeições completas – com entrada e prato principal – fazem sucesso, quase tanto quanto suas receitas médicas. 

George Thome é um doutor gourmet, reconhecido por isso. Uma de suas receitas reconhecidas em uma publicação especial que reuniu os cem melhores pratos produzidos por médicos no país. Leva pra a cozinha a dedicação, cuidados com detalhes e destreza que o trabalho médico exige.

Não é só mais um caso de marido que cozinha ou faz pratos saborosos. O pedatra é detalhista, em pratos de alta gastronomia com os cuidados em preparo, ingredientes e apresentação. Amigos das redes sociais aprenderam a receber informações e imagens que abrem o apetite.Os mais próximos têm o privilégio de convites para almoços e jantares com o menu do Dr gourmet.

E tudo sem frequentar qualquer curso do gênero, embora tenha comprado muitos livros de chefs e receitas. Aprendeu testando, pesquisando receitas e praticando. Ainda hoje pesquisa novidades na internet “Crio muito dos pratos que faço com paixão e inspiração”, explica o médico, que é fã das cozinhas árabe, italiana e espanhola.

“Já tive convites para me profissionalizar nesta área, investir no setor. Mas é apenas um hobby, uma maneira de relaxar”, explica George Thomé. Ele também não atende em domicílio. Prefere cozinhar em sua casa, fazer pratos para os amigos e convidados esporádicos. E só cozinha como lazer. “Nem penso no dia-a-dia.”

A gastronomia acompanha o médico mesmo em viagens, em que ele procura incluir no roteiro restaurantes interessantes e a família já acompanha a paixão. “Os meus filhos já demonstram um certo interesse, arriscam uma massa de vez em quando.”

GIROMARÍLIA – Qual a dica a quem está começando?

GEORGE THOMÉ –  Não tenha medo de errar, ouse, faça com amor que no fim da certo.

GIROMARÍLIA – O que não pode faltar na sua cozinha?

GEORGE THOMÉ – Ingredientes de qualidade e frescos, além de boas companhias.

GIROMARÍLIA – Para quem gostaria de cozinhar?

GEORGE THOMÉ – Para o Alex Atala, chef renomado dono do restaurante D.O.M.

GIROMARÍLIA – Que tipo de prato falta fazer?

GEORGE THOMÉ – Doces mas como não gosto muito , não tenho interesse.

GIROMARÍLIA – Dá para fazer refeições de alto padrão com baixo custo?

GEORGE THOMÉ – Difícil , ingredientes bons custam um pouco mais caro.

Conheça a receita incluída no livro dos cem melhores pratos feitos por médicos no país:

Codorna com ervas perfumadas ao conhaque

Ingredientes

4 codornas
1 galho pequeno de alecrim fresco
2 dentes de alho amassados
6 folhas de sálvia
1 copo de conhaque
1 limão (suco)
8 fatias Girode bacon finamente cortados
Orégano a gosto
Pimenta-do-Reino a gosto
Sal

Modo de preparo

Tempere as codornas na noite anterior com todos os ingredientes, exceto o banco. Coloque em um refratário com duas fatias de bacon sobre cada uma das codornas, cubra com papel alumínio e deixe em fogo médio por 40 minutos no forno. Sirva quente.

rendimento: 4 porções 
teor calórico: 360 kcal por porção