Até sexta feira, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve programa de orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e testes de Aids e sífilis no Terminal Rodoviário Urbano. O projeto começou nesta segunda-feira (1º) dia internacional de combate à Aids. No sábado dia, 6, das 9h às 14h, haverá exposição de material educativo no Posto da Ilha, na Via Expressa Sampaio Vidal.
A programação faz parte da semana de alerta contra o HIV. “Marília vem registrando redução no número de novos casos, porém, é importante lembrar que a Aids continua sendo uma doença sem cura”, comentou Alzira Meleiros, coordenadora do programa.
A preocupação com a doença caiu em todo o país em função do sucesso de coquetel de medicamentos, que ameniza o sofrimento dos infectados, mas a cura da doença ainda não é possível. A principal forma de prevenção ainda é uso da camisinha. A Aids é transmitida principalmente por relações sexuais.
Alzira Meleiros lembra que o SAE, Serviço de Assistência Especializada mantém um Centro de Testagem e Aconselhamento que faz testes e orienta pacientes, no mais absoluto sigilo e segurança. O centro funciona na rua 7 de setembro, 716.