A partir das 9h desta segunda-feira, 8 de dezembro, a Receita Federal disponibilizará as consultas ao sétimo lote da resatituição do Imposto de Renda. Na região da Delegacia de Marília, que compreende 56 municípios, foram incluídas neste lote 6.396 (seis mil, trezentas e noventa e seis) declarações.
O total restituído alcançará o montante de R$ 5.345.595,11. A correção será de 7,21%, relativa à taxa Selic acumulada do período de maio a dezembro. O pagamento será feito no dia 15 de dezembro, no Banco e Agência informados quando da elaboração da Declaração. As informações podem ser acessadas no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo Receitafone (146, opção 3).
Também será liberada consulta aos lotes residuais de restituições do IRPF dos exercícios 2009 a 2013. Serão beneficiados 263 contribuintes, que receberão um valor total de R$ 275.743,39.
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, também é possível acessar o extrato completo da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de declaração retificadora.
Os contribuintes podem cadastrar seu celular e receber gratuitamente uma mensagem SMS assim que sua restituição de IRPF, referente a qualquer exercício a partir de 2008, for disponibilizada para resgate. Para cadastrar o celular, basta acessar o sitio da Receita Federal – IRPF 2014 – Restituição – Aviso via celular. A Receita disponibiliza, também, aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações de IRPF e situação cadastral no CPF.
CONTROLE
Se por algum motivo não ocorrer o crédito da restituição, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Os valores das restituições não creditadas ficam disponíveis para resgate na rede bancária por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse período, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
A Receita Federal disponibiliza, até o dia 19/12/2014, a versão de testes do Programa de Declaração do Imposto sobre a Renda – IRPF 2015 para que os contribuintes conheçam as principais novidades. É importante observar que essa é uma versão apenas de testes para conhecimento e avaliação, não sendo possível gravar a declaração.