Marília

Saúde e Sucen finalizam os trabalhos de nebulização

Saúde e Sucen finalizam os trabalhos de nebulização

A Secretaria Municipal da Saúde e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias do Governo de São Paulo) finalizaram os trabalhos de nebulização de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue. O trabalho volta a depender agora da eliminação de criadouros e exige muito da população.

As equipes da Sucen percorreram diversos bairros de todas as regiões da cidade, entre os dias 18 de novembro e 5 de dezembro. “Foi uma das maiores ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no município e que utilizou sete equipamentos de grande porte para a nebulização”, comentou Lupércio Garrido Neto, coordenador do Setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Os bairros que receberam as equipes de nebulização foram: Planalto, Real, Tofóli, Ipês, Santa Augusta, Nova Marília, Jóquei, CDHU-Hípica, Costa e Silva, Santa Paula, Marajó, Três Lagos, Castelo Branco, São Judas, Altaneira, Vila Barros, Cascata, Chico Mendes, Marília, São Miguel, Palmital, Alto Cafezal, JK, Aniz Badra, Jânio Quadros, Figueirinha, Santa Antonieta, Parque das Nações, Julieta e Renata.

“Estas áreas apresentavam uma maior incidência da presença do mosquito. Por isso, houve a necessidade desta ação”, ressaltou Garrido Neto.

Intensificação

Nos últimos 20 dias 250 agentes comunitários visitaram cerca de 57 mil imóveis nas quatro regiões da cidade, com o objetivo de realizar o bloqueio e o controle dos criadouros do Aedes aegypti.

“Mesmo com todo este trabalho, a conscientização da população é primordial para o efetivo controle do mosquito. É preciso que cada morador converse com seus vizinhos e familiares sobre os riscos da doença e que eles nos ajudem também no combate”, enfatizou Garrido Neto.

Sintomas

Os sintomas da doença são febre alta – acima de 38º  -, dor de cabeça, no corpo e nos fundos dos olhos. São sintomas muito confundidos com gripe comum, mas é preciso ficar atento e buscar diagnóstico correto.

Mais informações sobre os trabalhos de combate ao mosquito da dengue no município podem ser obtidas pelos telefones: (14) 3402-6500 ou 3401-2054.