Marília

De concorrentes a parceiros

De concorrentes a parceiros

Quando você pensa no concorrente, qual ideia lhe vem à mente? Que ele existe para disputar clientes com você, claro. Afinal, todos querem sua fatia do bolo. Porém esta é uma visão limitada da realidade. O seu rival pode ser também o oposto disso, ou seja, um parceiro.  Aliás, todos os envolvidos na cadeia do seu negócio podem ser verdadeiros aliados.

O raciocínio é simples: você, seu competidor e as outras empresas do mesmo segmento – indústria, produtor rural, atacadista, varejista – têm interesses que se entrelaçam em algum ponto como tributação, legislação, matéria-prima, fornecedores, mercado, entre outros. A ideia é colocar em prática o velho ditado de que “a união faz a força” e trabalharem juntos.

Esse agrupamento pode ser formal, quando a associação assume a forma jurídica de uma entidade constituída, ou informal, quando se caracteriza por ações conjuntas apenas. De qualquer forma, existe um grupo batalhando pelos mesmos objetivos. Para a micro e pequena empresa significa ganhar musculatura para enfrentar o mercado disputado também por médias e grandes corporações, além de proporcionar uma maior resistência em épocas turbulentas. Juntos têm ainda mais poder para reivindicar benefícios para o setor perante o poder público.

Como exemplo, imagine um grupo de restaurantes. Os proprietários se reúnem para adquirir os produtos com que preparam seus pratos. Assim compram em maior quantidade e podem barganhar melhores preços e condições de pagamento do que individualmente.

O Sebrae-SP é entusiasta de iniciativas coletivas e tem no Projeto Empreender uma abrangente atuação nesse sentido. Nele, são formados grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem regularmente para buscar soluções em comum. Atualmente, cerca de 1,7 mil empresas participam em mais de 130 núcleos setoriais e contam com o apoio de 23 Escritórios Regionais do Sebrae-SP. Como resultado, os empreendimentos já registram ganho de competitividade, melhoria de processos e de gestão e aumento de faturamento.

O dono de uma micro ou pequena empresa tem sempre que estar atento às oportunidades e trabalhar em conjunto é uma delas. Considere essa possibilidade e bons negócios.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP