É muito comum ouvir que o excesso de peso se deve ao metabolismo lento do organismo. Isso pode ser verdade, mas não se trata de algo que não pode ser mudado, com alterações no cardápio, exercícios e outras pequenas mudanças no estilo de vida.
Acrescente na sua alimentação alguns alimentos que estimulam a termogênese do corpo contribuindo para a queima calórica.
Abaixo preparamos a lista com os 15 melhores alimentos que irão acelerar seu metabolismo e ajudar no emagrecimento, confira:
1. Maçã
Alimento de baixa caloria, a maçã ajuda a acelerar o metabolismo, colaborando para a perda de peso.
2. Água
Manter o corpo hidratado acelera o metabolismo além de ajudar a ganhar sensação de saciedade. Outros benefícios de beber água são o aumento da energia, ajudar na saúde em geral e ajudar a perder peso.
3. Amêndoas
São um dos lanchinhos preferidos dos nutricionistas, pois fornecem vitaminas e fibras ao organismo, além de fornecer a sensação de saciedade por mais tempo quando comparadas a itens como pães e bolachas.
4. Chá verde
Os antioxidantes presentes na bebida ajudam a acelerar o metabolismo. A recomendação é a de começar o dia com uma xícara para começar o processo logo pela manhã.Outro chá que é muito utilizado nos processos de emagrecimento é o Chá de Hibisco, já ouviu falar?
5. Iogurte de baixas calorias
Pesquisas apontam que o item na dieta ajuda no processo de perda de peso e ainda é rico em cálcio, que também colabora na tarefa.
6. Frutas vermelhas
São ricas em antioxidantes, fibras e de baixa caloria. Ajudam a substituir as opções de doces e pães entre as refeições.
7. Salmão
Fornece ômega 3 ao organismo, um tipo de gordura essencial para manutenção do corpo. É bom para conferir aspecto de jovialidade ao rosto.
8. Carnes magras
As proteínas presentes nas carnes levam bastante tempo para serem digeridas, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que o corpo necessite usar mais calorias para a tarefa.
9. Pimenta
Uma substância presente no alimento é apontada como aceleradora do metabolismo. Mas não vale usar os molhos à base de pimenta, pois estes costumam ser muito calóricos.
10. Alimentos ricos em vitamina B
Ricos em fibras e proteínas, com pouca gordura, alimentos com concentrações de vitamina B também levam mais tempo para serem digeridos, o que ajuda a manter o corpo satisfeito por mais tempo.
Não dispense ovos, feijões e outros, como espinafre.
11. Gengibre
O Gingerol é o responsável pela ação termogênica e aumento do gasto energético do organismo, favorecendo a queima de gordura. O gengibre ainda é anti-inflamatório e pode ser consumido cru em chás, sucos ou para saborear a água. Pode ser usado no tempero de carnes brancas, refogado. Deve ser consumido 3 vezes ao dia.
12. Canela
Além de atuar como termogênico, a canela auxilia no esvaziamento gástrico ajudando a segurar mais a fome ao longo do dia, evitando a vontade de comer doces e ainda tem grande ação anti-fúngica, anti-bacteriana e anti-parasitária. Muito eficaz na candidíase vaginal e oral, úlceras estomacais e na diabetes.
Consuma de uma a duas gramas, duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.
13. Guaraná em Pó
Possui cafeína e acelera o funcionamento do corpo. Ainda tem estudos que ajuda na prevenção do câncer. Adicione 2g em sucos e vitamina de frutas.
14. Ômega-3
Por ser um poderoso anti-inflamatório, o ômega-3 aumenta o metabolismo favorecendo a queima de gordura, principalmente na região abdominal.
15. Óleo de Coco
Alguns estudos mostraram que o óleo de coco tem a capacidade de aumentar a termogênese, inibindo a deposição de gordura. Isso se deve ao fato de que o óleo de coco é rico em ácidos graxos de cadeia média. Mas cuidado ao consumi-lo! O óleo de coco tem 90% de gorduras saturadas.