A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (23) o termo de abertura do edital de licitação para escolha da empresa que executará a reforma do Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. O encerramento do prazo para as empresas interessadas participarem do processo licitatório tem data marcada para 30 de janeiro, às 9h.
A obra será executada graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O prefeito Vinicius Camarinha pleiteou junto ao governador Geraldo Alckmin a liberação de R$ 2 milhões, o que foi autorizado pelo chefe do governo paulista.
De acordo com a Secretária da Cultura, Taís Monteiro, o projeto de reforma do Teatro foi preparado pelas Secretarias de Planejamento Urbano e Obras da Prefeitura de Marília e além da recuperação envolve medidas de melhoria, como dispositivos de acessibilidade e para utilização por pessoas portadoras de deficiência física.
“Estamos extremamente felizes com a publicação do edital, que é uma vitória alcançada em conjunto, um grande presente de Deus. Que venha agora uma empresa que atenda as necessidades do projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura”, disse a secretária da Cultura, Taís Monteiro.
O convênio firmado entre Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal, contempla o prazo de 14 meses para execução da obra. O projeto conta com ações como a adequação da boca de cena, iluminação, sistema de ar condicionado, sistema de som, proteção contra incêndio, vestimenta cênica, banheiros, camarins e carpetes.
O teatro está fechado desde 2009, quando o governo anterior anunciou uma reforma simples com término em dois meses e investimento de cerca de R$ 200 mil. No entanto, problemas jurídicos com a construtora contratada culminaram com a paralisação das obras. Em 2013 a retomada das obras foi um dos pedidos de manifestantes que acompanharam protestos públicos em todo o país.