Procurando a receita para a novidade no jantar de véspera e almoço de Natal? As ceias mais leves, com carnes mais magras, sem tantos carboidratos e de fácil digestão ganham cada vez mais adeptos e recomendação por nutricionistas.
O GIROMARÍLIA foi pesquisar opções de pratos e ouvir especialistas para orientações e dicas sobre o prato principal da celebração.
Algumjas orientações ajudam a manter ceia e o consumo mais leve nas celebrações. Tente escolher uma variedade de carne. Uma dica é provar pequenos pedaços de cada até escolher a mais saborosa. Dê preferência pedaços mais magros. Também evite abuso com sobremesa. A dica aqui é consumir frutas antes, que já abastecem organismo com açúcar, além de oferecer outras vantagens e se, após a fruta ainda quiser, deve consumir menos doces.
Aposte em receitas de carnes magras – brancas como aves e peixes – com acompanhamentos e molhos mais leves e refrescantes, de preferência com frutas. Além da tradicional maionese e salpicão, tenha opção em saladas de folhas e legumes cozidos.
Karina Haddad e Isabella Fenólio
As nutriconistas Karina Haddad e Isabela Fenólio, da Vitalité Dietas Personalizadas, divulgaram uma opção leve e saborosa para quem não abre mão de pratos tradicionais: tender ao molho de frutas vermelhas, arroz com coco e tirimem (uma variedade de kabochá) com ervas. Mas atenção os cuidados para assar o tender sem muito gordura e ter peça mais seca. Duas fatias para um prato.
O nutricionista Jefferson Santos, especializado em treinamento de atletas para alta performance, conta que a principal orientação é apostar nas carnes magras. “Escolher aves ou peixe, castanhas e frutas, que podem ser também as desidratadas e controlar a ingestão de bebidas alcoólicas.”
Jefferson orienta: suco
detox no dia seguinte
Segundo Jefferson, outra dica importante para a época é ter em casa tudo pronto para um bom suco na manhã seguinte. “Pare reduzir efeito do álcool e gorduras de ceia ajuda um suco detox no dia seguinte: 1 folha de couve, suco de 1 laranja, meia maçã e 150 ml de água: bata no liquidificador.”
A atleta Dani Pavan, especialista em Body Building e que passa o ano sob rígido controle alimentar, diz que a dieta segue firme também nas festas. “A única coisa que vou me permitir é comer cerejas que eu amo demais. Nada de álcool. Vou levar minha marmita de todo santo dia”, conta.
Dani Pavan mantém dieta
A dieta rígida permite carnes leves, como peito de peru, e saladas. Como faz uma alimentação rica em proteínas, consome as carnes durante todo o dia. Mas sempre assados ou grelhados e sem óleo. “Tenho que variar as fontes de proteínas durante o dia. Refeição 1 claras e gema; refeição 2 frango; 3 peixe; 4 – carne; 5 – repete claras e 6 posso escolher: frango peixe ou carne.”
Tudo com pouco ou nada de sal, nada de açúcar – inclusive com controle em frutose. Carboidrato só arroz integral, batata doce ou aveia.
Receita para Mayra:
maionese e família
A apresentadora de TV Mayra Mésseder disse que apesar de mantar a preocupação com alimentação durante todo o ano, sempre sente-se tentada a comer a maionese no natal, mas destaca que não há expectativa em relação à comida. “O importante é estar reunido com a familia nesse momento de reflexão, agradecimento, e comemoração a Jesus”, afirmou.