Entre no meu carro!

A União Europeia adotou novo limite para substâncias poluentes no óleo diesel utilizado em seus automóveis. A medida Euro 6 visa a diminuir a poluição gerada pelos motores e aquecedores domésticos. A chuva ácida e as nuvens de fumaça negra que encobrem cidades e capitais europeias, irritando as vias respiratórias de seus habitantes, são alvos desta iniciativa. Destina-se ainda a combater o efeito estufa e o aquecimento global pela redução de emissões de gases em países da UE. A vertiginosa expansão do parque automobilístico na China, Índia e Rússia irá acompanhar a dos europeus?

 

Nos rios da Espanha

Pesquisa realizada pela bióloga Ethel Eljarrat em peixes de rios espanhóis constatou surpreendente índice de contaminação em todas as amostras: 100%. O estudo revelou a presença de resíduos de inseticidas urbanos e pesticidas rurais comumente utilizados e considerados adequados naquele país. Os efeitos são visíveis na má formação orgânica, a redução do tamanho e outras deficiências encontradas nos espécimes estudados. A pesquisadora disse que ainda não há risco para a saúde humana. Outros pesticidas não autorizados na União Europeia também foram detectados em peixes do rio Júcar.

 

Nas geladeiras da França

Segundo a Organização Mundial de Saúde o Bisfenol A (BPA) é substância nociva à saúde humana. Muitas das práticas embalagens em que guardamos a comida nas geladeiras são fabricadas contendo este elemento. Elas podem contaminar alimentos e o organismo humano, provocando distúrbios endócrinos. Em 2010, a França proibiu o emprego de BPA na fabricação dessas caixas plásticas. Este ano, a França baniu o BPA em toda e qualquer embalagem para alimentos. Os mais afetados pela contaminação são os bebês e as crianças, mas a manifestação dos efeitos ocorre décadas após a ingestão…