Cidades em sete estados das regiões sul e sudeste, além do Distrito Federal, sofreram apagão com corte no fornecimento de energia na tarde desta segunda-feira (19), com prejuízos a empresas e serviços públicos. Sobrecarga na rede teria provocado uma ordem para desligamento temporário.
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. A energia foi restabelecida na Grande São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo as distribuidoras locais. Segundo a CPFL Energia, a partir de 15h foi obrigada a cortar aproximadamente 800 megawatts da energia distribuída.
“A CPFL foi autorizada a restabelecer o fornecimento de energia elétrica para um terço dos clientes atingidos e aguarda nova orientação do ONS para regularizar o sistema e restabelecer o fornecimento para todos os clientes”.
A AES Eletropaulo, concessionária que opera na capital e Grande São Paulo, informou que reestabeleceu a totalidade de sua carga de energia elétrica às 15h50. Mais cedo, a distribuidora havia comunicado que teve de cortar 700 megawatts da energia distribuída seguindo orientação do ONS.
A falha teria ocorrido pelo elevado nível de consumo devido ao calor intenso. A demanda teria sobrecarregado o sistema, que teve de ser desligado para evitar o risco de um apagão de maiores proporções e com mais dificuldades para o religamento.
O Ministério de Minas e Energia informou que está ciente da situação e que o ministro, Eduardo Braga, está em contato direto com o ONS em busca de um diagnóstico.
A Light, responsável pelo abastecimento no Rio de Janeiro, informou que o alívio de carga foi uma estratégia para manter o abastecimento em serviços essenciais como hospitais, transporte de massa (metrô e trens), grandes clientes industriais e para a Companhia Estadual de Abastecimento de Água (Cedae). De acordo com a concessinária, o abastecimento foi normalizado às 16h20.
O ONS prometeu divulgar em instantes uma nota oficial para esclarecer a falta de energia e informar quais estados foram atingidos, mas adiantou que o problema já foi resolvido e que a energia já está sendo restabelecida em todos os pontos em que houve blecaute.