Panes em sistemas eletrônicos provocadas pelo calor excessivo são apontadas pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional) como causa para falhas de semáforos em alguns dos principais cruzamentos da cidade. A cidade tem 86 sistemas de semáforo.
Em nota distribuída na tarde desta terça-feira, a empresa informa que calor próximo de 40 graus estaria danificando os sistemas de controle e interação. Em alguns casos, os equipamentos passam a piscar farol amarelo, em outros apagam completamente.
Segundo a empresa, os equipamentos são projetadas para suportar padrão de calor da cidade, mas os longos períodos de altas temperaturas sobrecarregam os sistemas. Dentro das caixas, a temperatura tem chegado a 60 graus, aponta a nota. Segundo especialistas, esta seria a temperatura limite para danos a sistemas como computadores caseiros. A recomendação é mesmo desligar sistemas em caso de sobrecarga de calor.
“Diante disso, a Emdurb alertando aos motoristas para que trafeguem com cautela nos cruzamentos onde estão instalados os semáforos”, diz a nota. Segundo a empresa, é uma “situação inédita e preocupante”.