CARBOIDRATOS
Principal fonte energética usada durante o treinamento de alta intensidade. São muito Importantes para manter o desempenho no treino e evitar a degradação de proteínas.
opções: Aipim/mandioca/ macaxeira, Amaranto, Arroz integral, Aveia, Banana, Banana da terra, Batata doce, Grão de bico, Inhame, Mandioquinha, Quinoa.
PROTEÍNAS
Participam da formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Além disso, são fundamentais para reparação e construção de tecidos e essenciais para o aumento da massa muscular.
Opções: Alcatra, Atum, Filé especial, Filé mignon, Linguado, Ovo, Patinho, Peito de frango, peito de peru(não embutido), Sardinha, Tilápia.
GORDURAS
Retardam o esvaziamento gástrico, promovem saciedade, facilitam o transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K) e são necessárias para produção de hormônios esteróides.
Opções: Abacate, Amêndoa, Avelã, Azeite de oliva, Castanhas, Chia, Coco, Gergelim, Linhaça, Nozes, Pistache.
MICRONUTRIENTES
As vitaminas e os minerais na maioria das vezes são esquecidos na dieta das pessoas, o que é um grande erro. A deficiência de um único micronutriente pode comprometer o ganho de massa muscular e a saúde do individuo de forma geral, pois esses micronutrientes desempenham funções fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. As principais fontes de vitaminas e minerais são as frutas, legumes e verduras, mas os alimentos de origem animal também possuem micronutrientes, mas vale ressaltar que os alimentos de origem vegetal possuem inúmeros fitonutrientes, que trazem benefícios extraordinários para o organismo.
Opções: Abóbora, Acerola, Alho, Berinjela, Beterraba, Brócolis, Cebola, Couve, Espinafre, Limão, Maçã.