Fundado em dezembro de 2011, o Sancho Bar y Tapas é um boteco especializado em petiscos espanhóis na famosa Rua Augusta. No espaço interno, decoração com muita luz vermelha, mesas simples e pedaços inteiros de jámon pendurados indicam as referências ibéricas na cozinha.
O aviso está na parede: “Abrimos cuando llegamos, cerramos cuando nos vamos y si vienes y no estamos, es que no coincidimos”.
É com essa simpatia e despreocupação que o Sancho Bar y Tapas deixa bem claro seu objetivo: ser um bar com todas as características e delícias dos botecos espanhóis sem deixar de lado a congregação e a efervescência que só São Paulo oferece – especialmente na região onde fica o bar.
A ideia de um bar assim é dos amigos Martin Jirousek, Fábio Pasquale Soares e Tiago Fernandes, colegas de faculdade. (USP) Eles passaram dez dias percorrendo cerca de cem0 bares diferentes em Madrid, Oviedo, San Sebastian e outras cidades da terra de Cervantes, extraíram tudo que gostariam de replicar no Brasil.
Escolheram então a Augusta, a rua mais descolada e democrática de São Paulo, onde montaram um estiloso galpão com paredes de alvenaria, tijolo aparente e diversas lousas com frases, poemas e sugestões do cardápio, além de um enorme balcão e a atual decoração com quadros, bandeiras e grandes peças de jamón serrano e ibérico.
A casa oferece mais de 20 tipos do quitute, variadíssimos, muito bem elaborados e com preços bem acessíveis. A maioria deles fica exposto sobre o balcão – é só escolher, anotar e pegar. A exceção fica com os que levam frutos do mar ou outros produtos refrigerados que estragam rapidamente.
Aí a opção é pedir ao garçom e esperar por eles na própria mesa. Há opções tentadoras, como os de jamón, gorgonzola e nozes, os de jamón com ovo de codorna frito, os de salmão com cream cheese e limão, os de filet mignon e cogumelos, os de jamón, queijo de cabra e molho de mostarda, os fartos tapas de camarão alioli, os de lagostins com cogumelos, os de polvo cozido e salteado com páprica e até o delicioso “Pintxo do Sancho”, que ainda nem consta do cardápio, mas já é servido e leva jamón, ovo de codorna à milanesa e queijo manchedo.
No Sancho o cardápio da casa vai além. Mais do que os pequenos petiscos, o Sancho oferece porções como a tábua de embutidos espanhóis, as batatas com molho (subdivididas em “bravas”, “tranqüilas” e “diabólicas”), os deliciosos bolinhos de jamón e as incríveis croquetas de paella. E há ainda cinco tipos de paella, servidas em pequenos tachos e que costumam agradar aos grupos que já freqüentam o local.
Nas cervejas, oito das 30 listadas no cardápio também veem de lá, como as conhecidas Damm e Estrella Galícia. O chopp é brasileiro, mas com boas opções, do tradicional Brahma aos artesanais Bamberg Weizen, Leuven Witbier e Saint Bier Pielsen.
Quer algo diferente com preço justo? Este lugar é o Sancho.
Rua Augusta, 1415.