De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry’s Bar, em Veneza, o Carpaccio foi inventado no Harry’s, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua.
O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda. O prato foi nomeado por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois as cores do prato o recordavam das pinturas do artista.
Você encontra em grandes supermercados a carne congelada, já finamente fatiada e embalada uma fatia por vez. Para servir não espere descongelar, separe as fatias uma a uma e disponha em um prato raso, tipo bandeja e reserve na geladeira.
Para o molho coloque uma parte de mostarda amarela de boa qualidade, uma parte de suco de limão, duas partes de azeite, sal a gosto, pimenta do reino moída na hora e mexa até ficar um molho homogêneo, coloque alcaparras grosseiramente picadas a gosto e misture com o molho.
Em seguida regue a carne com o molho espalhando delicadamente sobre as fatias, rale um bom queijo parmezão de forma grosseira e coloque por cima, use algumas alcaparras inteiras para decoração. E se preferrir um molho mais ácido, aumente a proporção de mostarda e limão.
Bom apetite.