“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.” (Sun Tzu – A arte da guerra)

Caro leitor, conforme já publicado pelo site “Giro Marília”, foi lançado no último dia 26 o edital do certame para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, um dos concursos mais aguardados para a nossa região.

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br durante o período de 26/01/2015 a 06/03/2015, localizar os “links” correlatos ao Concurso até às 16h do dia 06/03/2015. Efetuar o pagamento da inscrição, usando o boleto que deverá ser impresso pelo site acima mencionado, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) em qualquer agência bancária, até o dia 06/03/2015, atentando-se para o horário bancário.

Amparado pela Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE atenda aos seguintes requisitos: a) seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso prévestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e b) perceba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.

Às pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e das Leis Complementares n.ºs. 683/1992 e 932/2002 é assegurado o direito de inscrição, esclarecendo-se que, no momento oportuno, será verificado se as atribuições do cargo são compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

O Concurso será dividido em duas etapas:

1ª ETAPA – Prova Objetiva com 100 (cem) questões. Serão convocados para a 2ª ETAPA (prova prática – Formatação e Digitação), APENAS os candidatos habilitados e melhores classificados, nos termos do disposto no Capítulo VII do Edital.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 26/04/2015. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente, através de Edital de convocação para as provas e cartões de convocação, que serão encaminhados pela Fundação VUNESP aos candidatos pelos Correios.

As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos como segue:

BLOCO I : língua portuguesa; BLOCO II: conhecimentos em direito; BLOCO III: conhecimentos gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, e caráter classificatório. O bloco III terá, apenas, caráter classificatório.

Para auxiliar aqueles que pretendem encarar este concurso, trazemos algumas orientações do professor de curso preparatório para concursos jurídicos Marcelo Linhares Ferreira:

“Passar em concurso público não tem fórmula milagrosa, não é uma loteria, muito menos impossível.

Exige apenas uma coisa: disciplina. Isso mesmo, disciplina. É necessário separar um determinado horário por dia e estudar, não importa o que aconteça.

E acredite, tudo parece mais interessante do que estudar. Arrumar a gaveta de meias, responder aquele email, lavar louça. Certamente no dia seguinte também haverá outra desculpa.

Separe um determinado período e simplesmente se isole do mundo neste horário. Estudar em horário calmo, se possível de manhã, sem interrupções ou barulho. TV ligada nem pensar.

Aos que, como eu, sempre trabalharam 8 horas e ainda assim desejam passar em alguma coisa, aconselho ou acordar mais cedo para estudar antes de ir trabalhar, enquanto todos dormem, ou tirar uma boa soneca depois da janta, coisa de quarenta minutos mesmo, colocar o celular para despertar do outro lado do quarto para forçar o esforçado cidadão levantar e não voltar a dormir. Acordar, escovar os dentes e ler.

Cada um tem uma estratégia, cada um tem um horário, mas a constante é sempre única: a tal da disciplina.

E não adianta ler. Depois de ler a tendência é que seu cérebro retenha muito pouco. Não adianta passar 10 horas lendo. Eu mesmo nunca passei de duas horas estudando (sério, nunca). O segredo é ler, parar, revisar o tópico como se estivesse explicando para alguém, quase uma chamada mental e depois de uns dias rever o mesmo assunto até sedimentar.

Os concursos mais concorridos nada mais exigem do que conhecimento acumulado. Se não foi dessa vez, continue que na próxima o seu desempenho será melhor. Alguns realmente passam “de primeira”, mas não é a regra.

Pense que é um sacrifício de um ano para uma vida estável.

A última dica que posso dar é a questão dos cursinhos preparatórios. Se você nunca teve contato com a matéria certamente é quase obrigatório, já que estará a sua disposição professor apto a sanar suas dúvidas e incentivá-lo a entender o “sistema” da matéria. De qualquer forma, de nada vale ir ao cursinho se for para ficar no celular ou no notebook.

Se cursinho não é uma opção ou se você tem um certo conhecimento da matéria, o jeito é treinar questões passadas e ler bastante lei seca (códigos e leis ordinária ou complementares).

Concurso público é uma carreira, mesmo que no começo seu cargo não seja o almejado. Basta não se acomodar, se cercar de pessoas interessadas em concurso e trilhar o caminho.”

Nas próximas semanas traremos o programa de preparação para o concurso de escrevente do Tribunal de Justiça elaborado pela primeira colocada no último certame para a Regional de Presidente Prudente.

Aguarde.

Dicas da semana:

O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça aprovou, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28/01), a abertura de concurso para Promotor de Justiça Substituto no MP-SP neste ano. Serão oferecidas 80 vagas. Oportunamente, será divulgado o edital do certame, o 91º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciou a abertura do 19º Concurso Público, destinado ao provimento de nove vagas no cargo de Procurador do Trabalho. Entre os dias 2 de fevereiro de 2015 e 12 de março de 2015, serão recebidas as inscrições preliminares, pelo site www.portal.mpt.gov.br, com o recolhimento da taxa no valor de R$ 220,00. Podem concorrer bacharéis em Direito que apresentem, no mínimo, três anos de atividade jurídica. Os profissionais que tiverem os pedidos homologados serão submetidos às Provas Objetiva e Subjetiva e Prática. Os classificados efetuarão as inscrições definitivas entre 13 e 20 de outubro de 2015, para então, realizarem a Prova Oral.

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ – PE), abriu inscrições para Concurso Público, regido pelo Edital nº. 01/2014, que visa o provimento de 50 vagas de Juiz Substituto, bem como formação de Cadastro de Reserva, para vagas que possam surgir no prazo de validade do certame.