A Prefeitura de Marília instalou nesta segunda-feira a estrutura de atendimento exclusivo para pacientes com suspeita de dengue na cidade. O atendimento será concentrado na Unidade de Saúde da Cascata, na rua 9 de Julho, centro da cidade. A administração divulgou também uma linha para denúncias e informações sobre criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Moradores podem ligar para o número 0800-77-66-111, da Ouvidoria do Município.
A cidade vive epidemia de dengue, com quase 2.000 casos oficiais e um explosivo número de suspeitos e casos não confirmados. A instalação da unidade exclusiva é medida para desafogar outras unidades e setor de Pronto Atendimento das zonas norte e sul, que chegaram a ter pacientes aguardando no chão por uma consulta. A unidade exclusiva vai atender o público entre 7h e 19h.
Uma Comitê Gestor da crise provocada pela epidemia pretende envolver escolas estaduais e a rede particular de ensino na divulgação de medidas da prevenção da dengue: eliminar possíveis criadouros do mosquito. Enquanto o trabalho caminha, a cidade tem correria por repelentes nos supermercados e busca de alternativas, como repelentes caseiros e tratamentos de homeopatia para tentar evitar picadas.
A dengue é transmitida por mosquitos adultos, que se reproduzem com facilidade e ciclos rápidos em água limpa e parada, o que inclçui vasos, pneus, material plástico, ralos, vasos sanitários de banheiro sem uso, baldes, tanques, bacias e qualquer material que possa acumular água da chuva.