Marília

Agrônoma recomenda planta contra mosquito da dengue; e doa sementes

Agrônoma recomenda planta contra mosquito da dengue; e doa sementes

Uma ação inovadora de uma engenheira agrônoma e uma tradicional loja da cidade vai distribuir nesta terça-feira semenetes da  crotalaria, uma planta que surgiu como praga e virou novidade no controle de médio e longo prazo da dengue. 

A planta, que precisa de 90 a 120 dias para crescer, produz flores amarelas que atraem libélulas predadoras do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue.

Sementes da planta já são distribuídas em algumas cidades do país como campanha para prevenção da doença. 

Depois de estudar estes casos, a agrônoma Daneila Pedrosa Marega conseguiu as sementes e lançou a proposta de distribuição. A entrega será feita a partir desta terça-feira na loja Eunice Confecções por Ana Novaes, na rua Sete de Setembro, 487.

“Estudei antes de ir buscar as sementes e acredito muito na eficácia. Qualquer pessoa pode ter em vasos, já estará colaborando com o controle”, diz a agrônoma. 

Segundo ela, é preciso plantar de três a cinco sementes em cada vaso, com terra e regar até que germine, depois é só manter úmida. “Suporta qualquer tipo de solo pois a planta ” crotalaria” é uma praga”, explica. 

A planta produz flores amarelas e além de atrair serve como abrigo para a reprodução das libéluas, que comem as larvas e os mosquitos adultos do Aedes aegypit.