O Rotary encheu a Câmara de Marília. A sessão solene de homenagem ao clube de serviços que completou 110 anos na semana mostrou emoção, bom humor, civilidade e reconhecimento a um projeto que representa mais saúde, menos sofrimento e muita integração em Marília.
As galerias lotadas, com a maciça participação de adolescentes filhos de rotarianos ligados ao rotarct e Interact, estruturas de envolvimento de jovens nos programas do clube, acompanharam um vídeo que mostra a atuação do Rotary em todo o mundo. Destaque para o combate à poliomielite.
O médico Valdeir Fagundes de Queiróz, rotariano e ex-governador do Distrito 4510 – que engloba Marília – disse na tribuna que até 2018 a paralisia infantil pode ser extinta em função do apoio do clube à campanha de doação, entrega e aplicação de vacinas. Valdeir Queiroz representou o atual governador, Vilcio, que não pode estar na cidade.
O empresário João Carlos Afonso Ferreira, presidente do Rotary 4 de Abril, falou em nome de todos os clubes e exaltou a identificação com a coletividade e a presença marcante na vida da cidade.
“O Rotary está na vacinação, está no atendimento aos idosos, está na entrega de alimentos e brinquedos a crianças. Está na minha casa, está nesta Casa, onde três vereadores são rotarianos (Wilson Damasceno, Sílvio Harada e Marcos Custódio)”, disse João Carlos.
O vereador Wilson Damasceno falou em nome dos parlamentares, citou pessoalmente todos os presidentes de clubes, a história do Rotary em ação social e destacou a importância do clube em momentos como o vivido pela cidade, que atravessa epidemia de dengue.
“Esta Casa tem a certeza de que pode contar com cada rotariano, seus filhos, esposas, interactianos e rotarctianos que estão aqui presentes, para juntos conquistarmos o fim desta epidemia que se instalou na cidade de Marília.”
Alunos que participam do projeto Escola Viola, que une dois clubes – 4 de Abril e Marília de Dirceu – acompanharam a solenidade. São moradores de diferentes regiões da cidade que participam de aulas teóricas e práticas sobre o instrumento. Mas dessa vez não houve show.
HOMENAGEM
Presidentes dos 11 clubes e estruturas de serviços na cidade – Tradição, Marília, Marília de Dirceu, Marília Leste, 4 de Abril, Alto Cafezal, Pioneiro, Coroados, Rotaract e Interact, além da Casa da Amizade – foram homenageados pela Câmara com entrega de certificados.
O Legislativo também entregou uma homenagem ao governador Vílcio Caetano, representado por Valdeir Fagundes.
Quatro rotarianos que atuam como governadores assistentes – e representam no dia-a-dia a governadoria do Distrito 4510 na cidade – também receberam certificados em homenagem.
O presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, disse no encerramento que o reconhecimento ao trabalho o Rotary é uma obrigação da cidade, elogiou a presença dos adolescentes ligados ao clube. “É um sinal de que os senhores já têm a certeza da continuidade deste trabalho em seus clubes e, quiçá, em outros clubes que venham a ser instalados na cidade.”
JANTAR
A homenagem e os 110 anos do clube foram celebrados com um jantar em salão do próprio clube na região do aeroporto, onde o rotariano Wilson Yamashiro foi bastante solicitad. Ele está indicado governador do Rotary 4510 para o período 2016-2017. A escolha pode garantir na série uma série de eventos do clube, além de reforçar a visibilidade do trabalho ja realizado.
As fotos do jantar você confere na galeria de imagens abaixo.