Famosos

Morre o cantor sertanejo José Rico

Morre o cantor sertanejo José Rico

Morreu nesta terça-feira (3) o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário, aos 68 anos, provavelmente vítima de parada cardíaca. A informação foi revelada pela assessora Amália Barros em seu perfil no Instagram.

“O maior de todos se foi… O mito, a melhor voz desse país! Meu coração está despedaçado… Muito muito triste. Obrigada por tudo, Zé Rico! Me sinto privilegiada de ter convivido um pouco com você!”, escreveu a assessora.

“José Rico Alves dos Santos foi internado hoje de manhã em Americana (SP) com complicações no coração, rins e joelho e não resistiu”, diz a página da dupla no Facebook.

Uma das mais famosas do país, conhecidos nacionalmente com a alcunha “as gargantas de ouro do Brasil”, a dupla vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados desde o ano de 1973. Tocou em Marília diversas vezes, inclusive com uma histórica gravação ao vivo de seu show na cidade.

Além disso gravaram dois DVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, de 1980, e “Sonhei com você”, de 1988.

José Alves dos Santos, o José Rico, conhecido pelos amigos naquela época como “boi cego”, nasceu em São José do Belmonte, estado de Pernambuco no dia 29 de junho de 1946.

Por ter sido criado na cidade de Terra Rica, no estado do Paraná desde os dois anos de idade, acabou adotando, e registrando em Cartório, o nome José Rico Alves dos Santos.

Em 1970, Romeu e José foram para a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, para tentarem sucesso em suas respectivas carreiras de cantores. Coincidentemente também, os dois foram hospedar-se no Hotel Rio Preto, conhecido como “Hotel dos Artistas”, tradicional ponto de encontro de anônimos.

Assim que apresentou-se, José ouviu do futuro parceiro “se você é o José Rico, pode me chamar de Milionário”.

A dupla gravou, em 1973, seu primeiro LP, pela Continental/Chantecler, com destaque para as músicas “Inversão de Valores” (Prado Júnior – João Armando Perrupato), “De Longe Também Se Ama” (José Rico – Jair Silva Cabral), “Paraná Querido” (Paulinho Gama – Goiá) e “Coração de Pedra” (Belmiro).

A música Estrada da Vida, criada por José Rico em 1978, tornou-se símbolo da dupla, que acumula muitos outros sucessos, como Decida, Sonho de um Caminhoneiro, A Carta, Último Julgamento, Viva a Vida e outros.