Arte & Lazer

Feiras de adoção e doces ajudam animais hoje; vá que dá tempo

Feiras de adoção e doces ajudam animais hoje; vá que dá tempo

Duas feiras montadas por ONGs neste sábado abrem chance imperdível de colaborar para cuidados de animais na cidade. Uma feira de adoção da Apam e uma feira de doces e salgados da ONGAnima colocam voluntárias para trabalhar e atendem até o final da tarde.

A adoção pode ser feita no estacionamento da academia Polysport. Os organizadores esperam encaminhar até 20 animais hoje, atendem até às 17h com diferentes padrões de cães e gatos disponíveis.

Mas a ação faz um alerta: é adoção, não é distribuição. É preciso assinar um termo de responsabilidade e entender que ter o cão ou gato é um grande compromisso, inclusive financeiro.

Os adotantes são orientados sobre sujeira, gastos com saúde, alimentação, barulho, hospedagem adequada em viagens e sobre o fato de que os cães e gatos vão viver anos, ficar velhos e exigir cuidados.

“Infelizmente ainda há pessoas que não tem idéia de que não é um brinquedo. Tanto que o que mais se encontra em abandono são cães velhos e adultos”, explica Cínthia Pinheiro, 28, psicóloga clínica, voluntária e gestora financeira da Apam (Associação Protetora de Animais de Marília).

Ela e a presidente da entidade, Fernanda Costa, passaram o dia com outros voluntários no trabalho da feira. Cintia explica que a associação faz acompanhamento à distância dos animais, controla eventual abandono de animais doados e orienta adotantes.

Caso haja suspeita de falta de preparo, de condições emocionais e até financeiras de dar atendimento correto, a adoção não é feita. Os animais expostos na feira foram levados por voluntários que recolhem de situações de abandono e de encaminhamento do setor de Zoonoses da cidade.

A associação mantém um abrigo onde também trabalha com adoção, mas são animais bem instalados, bem cuidados e fora de situações de urgência. A feira resolve os casos mais imediatos de atendimento.

Além de adotar, as pessoas podem contribuir com recursos. A Apam mantém conta para doações no Banco do Brasil: agência 856-7, cc 56.278. O CPF para cadastro e liberação é 356.591.258-83.


Doces e salgados vendidos em feira da Anima no Tauste República

DOCES E SALGADOS

Também hoje funciona a feira da Anima, uma ONG focada em atendimento e programas de castração, que é a melhor forma de reduzir abandono e as situações de riscos e maus tratos para animais de rua.

Até às 16h voluntárias da Anima vão estar no Tauste da avenida República com banca de doces e salgados produzidos por elas e doadoras. São alimentos caseiros, novos, ricos em sabor, cores e opções, com preços acessíveis.

A ONG faz pelo menos 50 castrações pó mês, especialmente em bairros de baixa rende e comunidades carentes onde a reprodução descontrolada de animais cria situações de risco.

Produzir a feira exige trabalho. São pelo menos dois dias de produção ininterrupta de tortas, bolos, salgados, doces, cupcakes e outras delícias. “Eu mesma já fiz 46 tortas de frango”, conta Maria Helena Martins, aposentada e dirigente da ONG.

Compensa todo o trabalho? “Compensa, porque e uma satisfação pessoal muito grande. Eu adoro animais, então é uma possibilidade de unir o útil ao agradável, um trabalho de resultados com uma ação que nos dá prazer.”

O trabalho reúne outras aposentadas mas também voluntárias que doam horário além do emprego e família e até jovens e adolescentes. É possível colaborr doando ingredientes ou recursos. A conta para depósito na Caixa Econômica Federal é Ag 0320, cc 13.328-5, operação 003

Com tudo isso, só falta você não aparecer. Garanta a sobremesa e ajude os animais