Marília

Morre em Marília o empresário Tochimiti Sasazaki

Toshimiti Sasazaki, ex-presiente das Indústrias Sasazaki, em foto de acervo da Câmara de Marília
Toshimiti Sasazaki, ex-presiente das Indústrias Sasazaki, em foto de acervo da Câmara de Marília

Faleceu na noite desta quinta-feira em Marília o empresário Tochimiti Sasazaki, 75, ex-presidente das Indústrias Sasazaki, vítima de um AVC.

Tochimiti foi um dos responsáveis pela gestão que transformou a empresa líder no setor de esquadrias e em 2002 assumiu o comando da companhia. Tica Sasazaki, como era conhecido, estava internado na Santa Casa de Marília desde terça-feira, quando sofreu o AVC. 

Além da empresa da família, Toshimiti foi atuante dirigente empresarial, ocupou o comando do CIESP na região e foi também dirigente no Nikkey Clube, referência em divulgação e preservação da cultura japonesa.

A família Sasazaki chegou ao Brasil em 1933, quando desembarcou no porto de Santos, vinda do Japão. À época, os Sasazaki se instalaram em uma fazenda na região de Guaimbê, onde realizaram trabalhos na agricultura por dez anos.

Em 1943, os irmãos Kosaku e Yusaburo mudaram para Marília e, com o amigo Kyomassa Shibuya, começaram a fabricar lamparinas artesanais. Daí para frente, passaram a produzir equipamentos voltados para o uso agrícola.

A empresa Indústria e Comércio Sasazaki foi fundada em 1958, por Kosaku, Yusaburo, junto com mais três irmãos – Yutaka, Hachiro e Tochimiti – e o amigo Kyomassa. Ela operava com 50 funcionários em sua criação.

A Sasazaki passou a se dedicar à atividade de esquadrias metálicas devido a uma sequência de geadas, que prejudicou o trabalho no campo, e à sazonalidade da agricultura, em 1975. O primeiro produto criado foi uma janela veneziana, e a primeira porta feita pela Sasazaki foi lançada no ano seguinte.

Em 1987 falece Yusaburo, e assume a presidência o irmão Hachiro, que ficou no cargo até 2002. Nesse ano, Tochimiti Sasazaki assume a presidência e passa a ocupar dois cargos: como presidente do Conselho e diretor-presidente da Sasazaki.

Tochimiti, com o promessa de ficar temporariamente em ambos os cargos, se afastou da gestão em 2004, quando Tadao (filho do fundador Kosaku) assumiu a presidência.

Em 2002, Tochimiti Sasazaki recebeu o título de “Cidadão Mariliense” pelo Decreto Legislativo nº 208, por iniciativa do ex-vereador Elias Géa Leonel.

Ainda não há informações sobre horário de sepultamento.