Prefeitos de dez cidades da região participaram de um encontro em Marília para discutir a criação de um consórcio regional de combate à dengue e controle da epidemia, que em Marília explodiu, chegou a mais de 10.530 casos oficiais e seis mortes admitidas pela prefeitura. O encontro reuniu prefeitos ou representantes de Marília, Alvinlândia, Gália, Quintana, Ubirajara, Guaimbê, Maracaí, Ourinhos, Oscar Bressane e São Pedro do Turvo.
Segundo nota distribuída pela diretoria de comunicação da prefeitura, um estudo da Secretaria Estadual da Saúde comprovou que uma ação isolada de uma cidade não surte efeito sem o combate ao mosquito transmissor também nos outros municípios.
“O vírus é circulante, uma cidade pode-se dizer contamina a outra, portanto é extremamente válido um plano de ação regional”, comentou o prefeito Vinicius Camarinha.
Neste sábado veículos da Secretaria Municipal de Saúde e Corpo de Bombeiros promovem a partir de 10h uma carreata para o encerramento da “Semana Estadual de Mobilização Social para o Controle da Dengue”. A ação de mobilização da população para o combate à doença terá o apoio dos atiradores do Tiro de Guerra e dos agentes de trânsito da Emdurb.
Cerca de 20 mil panfletos da campanha “Todos contra a Dengue” serão distribuídos nas ruas e avenidas da cidade. “Vamos participar desta atividade com aproximadamente 30 atiradores”, enfatiza o Sargento Cláudio Menezes, do Tiro de Guerra de Marília. Além da carreata, haverá estandes com agentes comunitários para distribuição de material nos supermercados Kawakami, Preço Certo, São Bento, São Francisco, Tauste Sul/Norte; no camelódramo; na esquina da Loja Riachuelo (Rua São Luiz); e no Esmeralda Shopping e Marília Shopping.
PREFEITOS
O Prefeito de Gália, cidade com 8 mil habitantes e atualmente com 170 casos de dengue, Nilton Freire, avaliou como positiva a reunião regional de prefeitos. “A união das cidades é fundamental, se os municípios não estiverem juntos será difícil vencermos essa epidemia.”
Com 200 casos confirmados de dengue e outros 400 em investigação, o prefeito de Guaimbê, Albertino Domingos Brandão também avaliou positivamente a mobilização regional.
“Com o apoio do prefeito Vinicius, essa união, com certeza, irá colher frutos. A situação é caótica e estamos enfrentando o problema com uma grande dificuldade financeira”.
FINANÇAS
Além da doença, o encontro discutiu também a crise financeira nos municípios e definiu campanhas integradas para cobrar medidas de socorro às administrações municipais.
“Estamos preparando um movimento regional para que o governo Federal e do Estado possam auxiliar as prefeituras, dando para todos nós condições de continuar oferecendo para a população os serviços básicos. A necessidade de ação em conjunto é clara, por isso, tivemos a iniciativa de debater quais os caminhos que podemos seguir”, disse o prefeito Vinicius Camarinha.
Dois novos encontros regionais foram agendados: no dia 31, terça-feira, a partir das 14h, entre os secretários municipais da Saúde e no dia 06 de abril, segunda-feira, a partir das 9h30, entre os prefeitos.