Crise econômica nacional e agradecimento ao povo no discurso, prevenção da dengue em faixas e cartazes de pelo menos dois blocos do desfile e participação de diferentes segmentos da cidade na celebração marcaram neste sábado, dia 4, a celebração dos 86 anos de emancipação administrativa da cidade.
O desfile reuniu bom público – que não parou de crescer até final da manhã – na avenida Sampaio Vidal. Antes, a tradicional cerimônia pública de discursos e apresentações culturais apresentou coral, banda marcial e a mensagem do prefeito Vinícius Camarinha,
Camarinha apontou momento de muita dificuldade e disse que coube à sua administração “tomar as rédeas, resgatar a seriedade, regularidade e credibilidade”. Afirmou que após anos de problemas a cidade recuperou relacionamento e investimentos dos governos do Estado e da União e disse que encontrou muitos problemas e precisou estabelecer prioridades.
“Fizemos uma revolução na educação. São oito novas escolas, 40 escolas reformadas, uniformes, aulas de inglês, escolas em tempo integral com nove horas de aulas e cinco refeições”, disse Vinícius.
Segundo o prefeito, infelizmente o país vive uma crise política sem precedentes e uma grave crise econômica. “Estamos no terceiro ano, temos muito a fazer. Marília vai ajudar São Paulo a ajudar o Brasil a sair da crise.”
DENGUE
A epidemia de dengue, maior problema na cidade nos últimos cinco meses, inclusive com um desconhecido número de mortes provocados pela doença – seis nos dados oficiais e aproximadamente 20 possibilidades divulgadas – não entrou no discurso, mas foi para a avenida.
Desfile dos Bombeiros e da Secretaria de Saúde incluiu faixas com as orientações gerais d e prevenção da doença. Cartazes indicaram os criadouros mais comuns para o mosquito transmissor da doença, como caixas de água, vasos, recipientes no quintal e entulho.
O “Desfile da Epidemia”, convocado pelas redes sociais para lembrar as mortes por causa da doença, deveria promover concentração a partir de 9h, mas até às 10h30 não havia qualquer movimentação nem em frente ao Paço Municipal nem na área de concentração.
Marília tem oficialmente 11.687 casos de dengue, mas são considerados subnotificados. Número real não pode ser calculado, mas seriam dezenas de milhares.
ATRAÇÕES
Escolas, clubes de automóveis, serviços públicos, entidades assistenciais foram algumas das atrações do desfile, que também levou para a avenida a Miss Marília 2015, Isabela Tozato, e o Mister Marília, Victor Moreira. A Miss foi ao palanque principal e acompanhou toda a atividade ao lado do prefeito.
Além das atrações na avenida, o evento teve também destaques no ar. Aviões que participam de voos acrobáticos na cidade na tarde deste sábado (a partir das 13h no aeroporto) fizeram rápidas passagens pelo centro com rastros de fumaça e alguns aplausos e gritos entre o público.