A Prefeitura de Marília ofereceu nesta terça-feira um reajuste salarial de 3,7% a todos os servidores públicos municipais. O índice foi divulgado pelo Sindicato da categoria e teria sido apresentado durante encontro entre dirigentes da entidade e representantes da administração. Foi o primeiro encontro para discutir reajustes salariais e outras reivindicações na campanha salarial 2015.
A proposta oficial representa pouco menos da metade do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que ficou acumulado em 7,6% nos últimos 12 meses e iguala o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerada taxa oficial da inflação.
O Sindicato convocou uma assembléia para a próxima segunda-feira, dia 13, às 18h30 no Espaço Cultural Ezequiel Bambini, para discutir a proposta e eventuais medidas caso os servidores não aceitem.
A entidade havia apresentado uma extensa pauta de negociações que envolve ganho real acima da inflação, fim do assédio moral, melhoria nas condições de trabalho, entre outros pedidos. O encontro aconteceu pela manhã no terceiro andar do Paço municipal na sala do secretário de Administração, Marco Antonio Alves Miguel.
Participaram diretores do sindicato e da Associação dos Agentes de Vigilância Patrimonial. Segundo nota divulgada pelo Sindicato, a administração diz não poder aplicar o índice federal. Segundo a prefeitura, uma súmula do STF considera inconstitucional a vinculação de salários de servidores a qualquer índice.
“Desde já informamos que aqueles servidores que estiverem satisfeitos com o que esta sendo apresentado pela administração municipal, ou seja, 3,7% , não precisam estar presentes na Assembléia Geral já que estão satisfeitos com isso”, diz a nota divulgada pela entidade.