Marília

Prefeituras criam carta de reivindicações para região e consórcio contra dengue

Prefeituras criam carta de reivindicações para região e consórcio contra dengue

Prefeitos de nove cidades da região assinaram nesta sexta-feira (17) em Marília carta de reivindicações a serem apresentadas ao governo do Estado para contornara crise econômica e manter serviços, além de formar um consórcio de ações de combate à dengue.

O anúncio de que o Hospital de Clínicas e o Hospital Materno Infantil só atenderão casos de urgência e emergência, passando os casos de baixa complexidade para os municípios também foram tratados na reunião dos prefeitos. “Colocamos no documento a necessidade de uma análise do impacto dessa mudança para os municípios antes de qualquer decisão final por parte do Estado”, disse Vinícius Camarinha.

A mudança vai obrigar as cidades a investir em estruturas de atendimento: as unidades básicas devem receber maior volume de pacientes e o atendimento fica ainda mais complexo durante a madrugada. Casos que não sejam urgências atendidas pelo Samu e Resgate ou encaminhadas pelas secretarias de Saúde não serão atendidos pela rede municipal.

As ações de combate a dengue, com a formação de consórcio regional também foram tratadas. Para o prefeito de Tupã, Manoel Gaspar, que está no seu terceiro mandato, a união regional é histórica e fortalece os municípios. Marília, com mais de 13 mil cassos e pelo menos oito mortes por causa da doença, vive sua maior epidemia de dengue.

“O pacto federativo deve ser revisto com urgência para evitar a falência dos municípios, a situação é grave e urgente, estamos de mãos atadas. Semana passada estive em Brasília e para conseguir algum investimento você precisa ficar de gabinete em gabinete pedindo recurso.”

“É um movimento de grande valia, que deveria ter sido realizado há muito tempo, afinal, os problemas são inúmeros, mas a base é igual. Um município depende do outro e a saúde econômica é fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população”, disse a prefeita de Ocauçu, Alessandra Colombo Marana.

Participaram do encontro, além do prefeito anfitrião, Vinicius Camarinha, Altemar Canelada (Fernão), Iochiori Inoue-Shina (Guarantã), Alessandra Colombo (Ocauçu), Fernando Branco Nunes-Itapuã (Quintana), Walter Rodrigo da Silva (Queiroz), Manoel Gaspar (Tupã) e Valmir Bordim (Ubirajara). O diretor de Saúde de Vera Cruz, João Carlos Teixeira Louro.

Os vereadores de Marília Luiz Eduardo Nardi, José Expedito Carolino (Capacete) e José Bassiga também estiveram na reunião.