Arte & Lazer

Faip encerra Semana de Moda com desfile e provador virtual

Inspirado em Isis, projeto venceu concurso
Inspirado em Isis, projeto venceu concurso

Bom em público, em conteúdo e em prêmios. É esse o resumo do último dia de eventos da VI semana da Moda promovida pela Faip em Marília, que terminou nesta sexta-feira com desfile de peças produzidas por alunos para o concurso Santo de Casa e com a apresentação do provador virtual, uma inovação para mercado de moda.

A semana envolveu palestras, cursos e estudos especiais sobre mercado, tendências e diferentes possibilidades de atuação no mercado da moda. O concurso colocou na passarela quatro modelos escolhidos entre pelo menos 40 trabalhos inscritos por alunos.

Cada estudante precisou apresentar croqui com o modelo, a inspiração e até roteiro de música e desfile. Bom número de público tornou o evento ainda maior, com torcida e gritos a cada apresentação.

A estudante do sétimo termo Evelyn Carla Gonçalves, venceu o concurso com inspiração na deusa Isis e um conjunto que uniu simplicidade, conforto e estilo e arrancou aplausos.

A aluna levou peças de roupas oferecidas por empresas parceiras e um estágio com designer de moda Diego Guimarães, ex-aluno da faculdade.

Mariana Costa, aluna do primeiro ano, ficou em segundo lugar com peça inspirada em modelo dos vikings mas muito bem adaptada para o clima quente do país. Além de prêmios dos parceiros, Mariana recebeu convite para assinar coluna de moda no Giro Marília.

Sheldon Bittencourt em terceiro lugar com vestido inspirado nas tradições japonesas e Amanda Moraes Arruda, com um longo inspirado na combinação de cores e design do Egito antigo completaram o concurso em terceiro e quarto lugares.

A votação foi feita por júri de seis profissionais: a professora Renata Crepaldi, o designer Diego Guimarães, os empresários de moda Ana Larissa e Roberto Gimenez, a jornalista Sílvia de Paula, da revista Mega Marília, a blogueira de moda Helô Palácio e a colunista do Giro Marília Alê Custódio.

“Tivemos um recorde de participações, de alunos querem desenvolver suas ideias e sua atuação no mercado”, explicou o professor Francisco Ramirez, coordenador do curso. Ele destacou ainda a grande presença de alunos no evento e em toda a semana.

PROVADOR VIRTUAL

O encerramento também envolveu tecnologia com a apresentação do provador virtual, um equipamento que funciona em 3D para permitir que comprador possa analisar caimento e movimentos de peça em seu corpo.

Funciona com uma tela de TV de 60 polegadas, um sistema simples de computador e um aparelho de kinect, sistema já utilizado em videogames para reconhecer e reproduzir movimentos.

Um programa desenvolvido por dois sócios do Paraná faz a leitura das informações, carrega imagens das peças e permite ao usuário escolher modelos, tamanhos, cores e analisar cada peça antes da compra.

O  equipamento foi apresentado em programa do Senai do Paraná como projeto de inovação em tecnologia. uniu duas empresas e meses de pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

“O projeto enfrentou diversos desafios. Primeiro a velocidade de internet no país, mesmo em pontos com fibra óptica, que são poucos. Como carregar todas as imagens em 3D e responder com agilidade? Chegamos à conclusão que não seria viável e decidir desenvolver um equipamento”, explicou Luiz Carlos Albuquerque, um dos responsáveis pelo projeto.

Além de integrar diferentes equipamentos e tecnologia, o provador virtual ainda oferece vantagens como mobilidade do sistema, possibilidade de imprimir fotos com a imagens, compartilhar em redes sociais por wi-fi e ainda pode usar a tela como espaço publicitário quando ele não está em uso. O sistema é automaticamente ativado com movimento a até três metros de distância.