Marília

Moradores criam jardim em praça mal cuidada, mas plantas serão derrubadas

Moradores criam jardim em praça mal cuidada, mas plantas serão derrubadas

Uma praça do Jardim Esmeraldas que passou a ser cuidada por um grupo de oito moradores vai perder o jardim improvisado pelos vizinhos. Segundo as famílias que cuidam da área, a Prefeitura já apresentou notificação e anunciou que vai derrubar plantas e montagem feitas pelos moradores.

Segundo a notificação, a medida teria sido pedida por outros vizinhos. O problema é que para as oito famílias que cuidam o jardim foi a saída contra abandono da praça, que passa meses sem capinação e limpeza.

Uma senhora que ajuda a cuidar do jardim já teve que pagar uma multa por ter plantado flores”, informaram os moradores.

Eles dizem ainda que a prefeitura só faz a manutenção da praça quando os moradores ligam reclamando do mato alto O que pode representar muitos dias de abandono.

O jardim improvisado pelos vizinhos cobre apenas um pedaço da praça na rua José Medina, uma travessa da avenida das Esmeraldas.

É um bairro de classe média alta, em volta de cinturão de condomínios fechados e com projetos de urbanização que devem potencializar ainda mais a valorização.

A praça não tem área de circulação, nem calçada para uso pelos moradores. São algumas árvores e uma área grande de gramado, que cumprem a função de embelezar, quando a grama não se torna mato alto.

Em um dos pontos, próximo a uma esquina, os moradores retiraram a grama mal cuidada e plantaram algumas espécies de flores e arbustos. São estas plantas que devem ser sacrificadas para a volta da grama comum.

Para evitar a derrubada, os moradores pediram apoio de ONGs para garantir a preservação do jardim ou encontrar forma de integrar visual com flores e arbustos ao projeto da praça. Sem abandono.