Não me lembro muito bem da frase do filme ‘O Senhor das armas’ ,no qual o personagem principal, Nicolas Cage declamava e acho que era mais ou menos assim: “O problema dos sonhos é quando eles se tornam realidade”. No filme, ele conquista a mulher dos seus sonhos contando-lhe muitas mentiras. Recentemente escrevi sobre a mentira e que ela, a mentira, está sempre nos rondando e nos tentando pregar suas peças. Está enraizada na nossa sociedade desde o aparecimento da escrita (4mil a.C).

Falo isso, pelo governo atual, o problema dele, é que a lua de mel que existia entre o governo do Lula com o povo  já não existe mais. Inclusive, os votos que decidiram a eleição a favor do PT no ano passado, também já não existem mais. Parece que a relação do povo com país saiu do sonho e se tornou realidade. Acordaram.

Começando a trabalhar essa semana com a Revolução francesa, me lembrei da Rainha Maria Antonieta, Mulher do Luís XVI, que ao perceber o povo gritando por pão nos arredores do Palácio de Versalhes, perguntou por que o povo não comia Bolo? E mais, ainda disse: “Se não tem pão, que comam brioches”. Consequência, foi guilhotinada ao lado do marido e iniciava-se pelo mundo o fim do Antigo Regime e consequentemente, o fim do Absolutismo (governo que o mandatário só obedece a Deus).

Absolutismo que terminava a partir de 1789, mais que em alguns países, (caso do Brasil) ainda permanecem, ou permaneciam, já que a Dilma sofre derrota após derrota no Congresso e entregou suas articulações ao PMDB. Consequência, já não tem mais nenhuma força como aquelas que os Déspotas esclarecidos mantinham no tempo do Absolutismo.

O gigante que acordava de quatro em quatro anos, acordou antes da última Copa do Mundo e não mais dormiu. O povo está cansado de mentiras e de sonhos. Busca mais realidade, mais empregos, menos impostos e mais decisões participativas. Igualmente, a que os franceses buscavam a mais de trezentos anos atrás. É um governo que já dura mais de doze anos e que fez muito mais que qualquer outro no pós ditadura. Está ruim sim, mas já tivemos bem piores. Então, temos que ter cuidado com o que desejamos, na França do pós Revolução, entrou o Napoleão que nem a Deus temia e jogou a Europa toda em uma guerra. E no Brasil hem, quem irá governar após esse governo?