Marília

Prefeitura divulga fim de inquérito para investigar Agroatta

Equipe de nebulização durante visita a residência em Marília
Equipe de nebulização durante visita a residência em Marília

A Prefeitura de Marília distribuiu nota nesta terça-feira para divulgar o arquivamento de inquérito civil aberto pelo Ministério Público para investigar o contrato de emergência com a empresa Agroatta, do Mato Grosso do Sul para combate à epidemia de dengue. O promotor Oriel da Rocha Queiroz, responsável pelo inquérito, não foi encontrado para falar sobre o caso. 

Segundo a nota, a decisão é do dia 12 de maio e o pedido de arquivamento seria provocado por não encontrar nenhuma irregularidade no contrato entre o poder público e a empresa responsável pela nebulização.

Contratada no início do ano para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, a empresa Agroatta Desinsetizadora é registrada com endereço em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Mas o empresário Antonio Augusto Ambrósio, o Tato, candidato derrotado a prefeito em 2012, esteve na cidade e registrou fotos e vídeo com indicação de que a empresa é fantasma, ou seja, apenas de fachada. 

Tato fez a denúncia de irregulçaridades ao Ministério Público, com outras informações, como o fato de a empresa ter contratado e treinado funcionários na cidade. As suspeitas sobre a Agroatta foram justificativa também para o pedido de uma Comissão Processante na Câmara. Os vereadores rejeitaram por 10 votos contra três. 

Após as denúncias, a empresa de Tato, a Estruturas Metálicas Brasil, foi visitada duas vezes pela fiscalização do controle da dengue e autuada por permitir existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A empresa Agroatta, considerada uma das mais respeitadas na área de combate de pragas urbanas, possui qualificação ISO 9001 e é credenciada pelo Programa de Proteção da Bayer CropScience. O grupo Agroatta atua há 20 anos nas mais diversas áreas do setor empresarial, industrial e doméstico. A empresa possui duas unidades: uma na cidade de Três Lagoas (MS) e a outra em Jales (SP)”, diz a nota distribuída pela prefeitura.

Segundo a nota, desde o início dos trabalhos, foram contratadas 80 pessoas para o  combate ao mosquito da dengue, com atuação das equipes e maquinas (bombas costais) em todas as regiões da cidade, em parceria com a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Atualmente, as equipes da Agroatta estão concentradas na nebulização na zona Leste da cidade.