A Prefeitura de Marília distribuiu nota nesta terça-feira para divulgar o arquivamento de inquérito civil aberto pelo Ministério Público para investigar o contrato de emergência com a empresa Agroatta, do Mato Grosso do Sul para combate à epidemia de dengue. O promotor Oriel da Rocha Queiroz, responsável pelo inquérito, não foi encontrado para falar sobre o caso.
Segundo a nota, a decisão é do dia 12 de maio e o pedido de arquivamento seria provocado por não encontrar nenhuma irregularidade no contrato entre o poder público e a empresa responsável pela nebulização.
Contratada no início do ano para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, a empresa Agroatta Desinsetizadora é registrada com endereço em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Mas o empresário Antonio Augusto Ambrósio, o Tato, candidato derrotado a prefeito em 2012, esteve na cidade e registrou fotos e vídeo com indicação de que a empresa é fantasma, ou seja, apenas de fachada.
Tato fez a denúncia de irregulçaridades ao Ministério Público, com outras informações, como o fato de a empresa ter contratado e treinado funcionários na cidade. As suspeitas sobre a Agroatta foram justificativa também para o pedido de uma Comissão Processante na Câmara. Os vereadores rejeitaram por 10 votos contra três.
Após as denúncias, a empresa de Tato, a Estruturas Metálicas Brasil, foi visitada duas vezes pela fiscalização do controle da dengue e autuada por permitir existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
“A empresa Agroatta, considerada uma das mais respeitadas na área de combate de pragas urbanas, possui qualificação ISO 9001 e é credenciada pelo Programa de Proteção da Bayer CropScience. O grupo Agroatta atua há 20 anos nas mais diversas áreas do setor empresarial, industrial e doméstico. A empresa possui duas unidades: uma na cidade de Três Lagoas (MS) e a outra em Jales (SP)”, diz a nota distribuída pela prefeitura.
Segundo a nota, desde o início dos trabalhos, foram contratadas 80 pessoas para o combate ao mosquito da dengue, com atuação das equipes e maquinas (bombas costais) em todas as regiões da cidade, em parceria com a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Atualmente, as equipes da Agroatta estão concentradas na nebulização na zona Leste da cidade.