Alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília) participaram do tradicional Dia de Campo que levou os futuros profissionais à Fazenda Experimental para discutir as práticas agropecuárias utilizadas com sucesso na região.
Os estudantes do quinto termo do curso foram os responsáveis por apresentar os conceitos e aplicações utilizadas na ovinocultura e bovinocultura de leite, respectivamente na Cabanha e na Leiteria da Fazenda.
Os acadêmicos do primeiro e terceiro termo puderam aprender nas seis estações sobre manejo reprodutivo, manejo de cria, principais raças e aptidões, alimentação de ovinos, o manejo de novilha e de ordenha destacando aspectos de nutrição, vacinação, gestação, cria e ordenha.
Coordenador do Dia de Campo, o docente da disciplina de extensão rural, Clédson Garcia, explica que o evento proporciona atualização aos acadêmicos. “É perceptível que algumas adaptações são fundamentais para o aumento da produtividade e rentabilidade. São essas técnicas que transmitimos aos futuros profissionais”, explica.
Para a caloura Tatiane Batista o evento foi muito interessante como ferramenta de aprendizagem. “Comecei a entender os motivos pelos quais são utilizadas algumas técnicas e outras não e a perceber que todos os cuidados e técnicas de manejo refletem na produtividade dos animais.”