Arte & Lazer

Oficina traz teatro infantil com muita interação nesta sexta

Alexandre Roit em “O Senhor das Chaves – Taina Azeredo/Divulgação
Alexandre Roit em “O Senhor das Chaves – Taina Azeredo/Divulgação

Um espetáculo com muita interação, um ator consagrado no teatro e a chance de uma peça de qualidade gratuita. Com todas estas vantagens, a Oficina Cultural Tarsila do Amaral apresenta nesta sexta-feira (29) em Marília a peça “O Senhor das Chaves” com Alexandre Roit, no Auditório Octávio Lignelli.

O espetáculo utiliza técnicas circenses e de contação de histórias que colaboram para ativar o imaginário dos pequenos espectadores, colocando-os também como narradores ou até personagens das mais incríveis fábulas.

Alexandre Roit, cofundador do grupo Parlapatões, Patifes & Paspalhões, mas que de 2002 para cá resolveu seguir sua carreira solo e tem feito inúmeras viagens pelo Brasil e América Latina fazendo o que melhor sabe fazer: atuar.

Nesta peça, ele atua com as crianças como atores ativos da história, fazendo com que contribuam espontaneamente com as fábulas conduzidas pelo personagem da peça.

A proposta envolve mais do que um resgate arqueológico de lendas marinhas: pretende atualizar o universo mítico e místico que abarca esses contos de deuses e criaturas fantásticas. As narrativas trazem, além de humor ingênuo e melancolia (‘temperados’ com crueldade), todos os elementos que compõem o universo da infância.

Um marinheiro viaja pelo mundo contando histórias, mas sua memória não o ajuda. Como aliadas contra esse problema. Baús espalhados pelo palco contêm pistas que fazem com que ele possa recuperar as ideias, as imagens e a fantasia, parte de sua missão.

Aos poucos, ele puxa pelo fio da memória episódios como um gigante dono de uma ilha que afunda e histórias de sereias. A participação das crianças e adultos da plateia é fundamental no desenrolar das histórias. São elas que descobrem as chaves que o personagem carrega consigo, que levam às pistas contidas nos baús

SERVIÇO
O Senhor das Chaves
Sexta-feira (29) – 15h
Auditório Octávio Lignelli
Entrada gratuita